Os presidentes dos Estados Unidos sempre se deram bem com o beisebol, um esporte que assume facilmente a expressão de patriotismo, mas nenhum até essa quinta-feira (22) tinha visitado o Hall da Fama do Beisebol, um templo para os amantes no qual Barack Obama deu rédea solta a uma de suas paixões.

Fã declarado dos White Sox de Chicago, Obama se tornou o primeiro presidente a visitar durante seu mandato o Hall da Fama do Beisebol em Copperstown, Nova York, o que outros ex-presidentes fizeram antes ou depois de deixar a Casa Branca.

“Não me deixaram bisbilhotar tudo o que me queria. Mas pude ver a bola que (o ex-presidente) William Howard Taft (1909-1913) lançou no dia em que se tornou o primeiro líder a fazer a rebatida no jogo inaugural” da temporada, contou.

Obama presenteou o museu com a jaqueta que ele mesmo usava quando fez o primeiro lançamento no jogo All Star da temporada 2009, e sustentou o taco do lendário beisebolista “Babe” Ruth, um dos jogadores mais populares da história do esporte.

“Amo o beisebol e os Estados Unidos amam beisebol. Continua sendo nosso passatempo nacional”, lembrou Obama, que não escondeu que sua parte favorita da exposição foi a dedicada aos White Sox e a “a glória de sua vitória em 2005” nas Grandes Ligas.

Obama não é o único presidente a mostrar devoção pelo beisebol: seu antecessor, George W. Bush, chegou a ser um dos principais acionistas dos Texas Rangers; enquanto o pai dele, George H. W. Bush, era conhecido por sua habilidade como jogador na equipe da Universidade de Yale.

Mas talvez o presidente americano mais apaixonado pelo esporte tenha sido Richard Nixon (1969-1974) que, em pleno começo do escândalo de Watergate, chegou a se recolher por alguns dias na residência presidencial de Camp David com o único objetivo de elaborar uma lista com seus jogadores favoritos de beisebol de todos os tempos.


int(1)

Obama mostra paixão pelo beisebol em visita ao Hall da Fama

Sair da versão mobile