Principal desejo dos jogadores que disputarão a Copa do Mundo de 2014, a taça do Mundial da Fifa chegou, na manhã desta quinta-feira (29), ao bairro de Itaquera, em São Paulo, seu último ponto de visitação pública antes da abertura do torneio. O objeto foi recebido por Rivellino, campeão em 1970, e ficará em exposição no Shopping localizado em frente a Arena Corinthians, palco do jogo inaugural da competição, no dia 12 de julho, entre Brasil e Croácia.

Feito de ouro maciço 18 quilates, o objeto, de 36,8 centímetros de altura e 6,175 quilos, que percorreu 89 países do mundo, além de todas as capitais do Brasil, ficará exposto em São Paulo até domingo, 1º de junho, das 9h às 21h, em uma tenda no Shopping Itaquera. Além da taça da Copa do Mundo, o espaço ainda conta as bolas utilizadas em 12 edições do Mundial.

A taça original, que traz na parte inferior o nome e o ano de cada campeão desde 1974, ficará exposta com a proteção de um vidro. O objeto fica em poder do país campeão até a Copa do Mundo seguinte, quando a Fifa a recolhe e entrega uma réplica folhada a ouro ao país.

Como apenas os campeões mundiais e os chefes de estado podem tocar na taça, Roberto Rivellino, que iniciou o tour com o objetio em 22 de setembro de 2013, no Rio de Janeiro, teve a missão de erguer o objeto e Itaquera.

“É uma felicidade iniciar e fechar o tour. Tenho esse privilégio poder tocar na taça. Em 70, tive o prazer de beijar a Jules Rimet. Ao pegar essa na mão e abraçá-la, lembro daquela conquista. Esta (taça) é bem bonita, mas considero a de 70 mais bonita”, brincou.

O torcedor que quiser conhecer a taça da Copa do Mundo precisa ir ao Shopping Itaquera, localizado na Avenida José Pinheiro Borges, s/n, ao lado da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, entre os dias 29 de maio e 1º de junho, das 9h às 21h.

Sem mais artigos