Nesta terça-feira (06/07), o novo capitão da equipe brasileira da Copa Davis, Ricardo Pereira, convocou cinco juvenis para o confronto contra a Venezuela, entre os dias 16 e 18 deste mês, em Caracas, pelo playoff do Zonal Americano da competição. Os catarinenses Diego Cubas (nº 1094 do ranking de Entradas da ATP) e Bruno Rosa (nº 1118º) e os paulistas Caio Zampieri (nº 1152º) e Thomaz Bellucci (nº 31 do ranking dos 18 anos da ITF) formarão a equipe brasileira, que ainda terá o brasiliense Raony Carvalho (nº 1440) como reserva. Os treinadores Pablo Albano e Adriano Ferreira serão os assistentes técnicos de Pereira.

A decisão de Pereira em convocar os juvenis para o confronto teve o respaldo da grande maioria de técnicos e jogadores profissionais e, principalmente, de Larri Passos, o técnico de Guga. “Movimentos políticos à parte, acho que todos se conscientizaram que temos que pensar no tênis brasileiro e esses garotos fazem parte do futuro. É uma excelente oportunidade para todos e temos que aproveitar”, afirmou o capitão.

“Estamos trabalhando dentro de uma nova filosifia em Copa Davis. A vez agora é dos garotos. Anteriormente, não chegamos a convocar nenhum outro jogador profissional para esse confronto contra a Venezuela. O Ricardo Pereira, como os capitães anteriores, terá carta branca para desenvolver seu trabalho na equipe”, declarou Nelson Nastás, presidente da Confederação Brasileira de Tênis.

A equipe brasileira vai à Venezuela sem expectativa de resultado. “O nosso maior objetivo será dar tranquilidade aos garotos para que eles consigam aproveitar a oportunidade de jogar uma Copa Davis sem pressão. Queremos lapidar esses jogadores para as futuras competições. Estamos recomeçando do zero”, afirmou Pereira.

Com exceção de Bellucci, que está no seu primeiro ano de 18 anos e é o líder do ranking brasileiro e 31º do ranking da ITF, os demais integrantes da equipe já iniciaram a transição entre o juvenil e profissional e somam pontos no ranking da ATP.

Pereira deve reunir a equipe nos próximos dias, ainda em local a ser definido, para dar início a preparação para o confronto.

Ricardo Pereira convoca para a Davis

Sem mais artigos