Arena Amazônia, um dos palcos da Copa do Mundo de 2014

Representante único da região Norte do Brasil na Copa do Mundo de 2014, a Arena da Amazônia está com mais de seis mil assentos instalados nas arquibancadas dos setores oeste, sul e norte, chegando na última semana de setembro com 83,27% de suas obras executadas, segundo relatório divulgado pela construtora Andrade Gutierrez.

Os novos assentos terão oito variações de cores, entre amarelo e vermelho claro, formando um grande mosaico pelas arquibancadas superior e inferior. Até o momento, apenas cadeiras amarelas foram instalados. A maioria dos mais de 40 mil lugares será fixado até outubro, mas a conclusão do serviço será apenas em dezembro, após o término da montagem da cobertura.

O sistema de drenagem do campo já foi concluído. Atualmente, está sendo feito o sistema de irrigação e preparação do solo para receber as mudas de grama, que serão plantadas nos próximos dias. As plantas serão trazidas do interior de São Paulo, de uma fazenda em São José dos Campos.

Outra frente de trabalho em andamento é a montagem das estruturas metálicas da cobertura e da fachada do estádio. O transporte das últimas peças foi feito e o material está no canteiro de obras. A última remessa das estruturas metálicas foi transportada no início desta semana do Porto Chibatão, em Manaus, para a arena.

Ao todo, são 1,8 mil tonelada de aço e 177 peças, produzidas pela metalúrgica Martifer, em Portugal. Os trabalhos de montagem da cobertura e da fachada estão avançados e considerando a fabricação, logística, transporte e assentamento das estruturas, a estimativa é que faltam menos de 20% para que toda a estrutura metálica seja concluída.

A Arena da Amazônia receberá quatro jogos da Copa do Mundo de 2014, sendo todos eles válidos pela primeira fase do torneio entre seleções.


int(1)

Seis mil assentos são instalados e obras da Arena da Amazônia chegam a 83,2%