Uma das frases mais usadas entre os brasileiros nos últimos meses, as vezes até de forma irônica ou como espécie de sátira, serviu de inspiração para Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa, escrever sua coluna mensal no site da entidade para falar sobre a Copa do Mundo de 2014. O famoso Vai ter Copa é o carro chefe do texto do francês, que já está no Brasil e ficará em solo nacional até o fim da competição entre seleções.

“Eu acabo de chegar ao Brasil na manhã desta segunda-feira e ficarei no país até quando a final for disputada. Por enquanto, estou aqui para ver que os toques finais da operação da Copa do Mundo da FIFA foram concluídos a tempo para o início do torneio. Ao longo dos próximos dias, visitarei mais uma vez todas as 12 cidades-sede, junto ao vice-ministro do Esporte, Luís Fernandes, e o diretor-executivo do Comitê Organizador Local, Ricardo Trade. Nós nos concentraremos principalmente em assegurar que tudo esteja funcionando para as 32 seleções, para os cerca de três milhões de pessoas que assistirão às partidas nos 12 estádios e para os bilhões que verão o evento pela TV.”, escreveu Valcke (clique aqui e leia a coluna na íntegra no site da Fifa).

O secretário da Fifa também falou sobre os últimos estádios testados para o Mundial de 2014, lembrando da inauguração ficial da Arena Corinthians e do amistoso entre a equipe paulista e o Atlético-PR na Arena da Baixada.

“No último fim de semana, os estádios restantes realizaram seus eventos de teste, incluindo a Arena de São Paulo, onde em 24 dias o jogo de abertura entre Brasil e Croácia dará início à corrida pelo título da 20ª edição da Copa do Mundo da FIFA. A partir desta quarta-feira, a FIFA e o COL começarão a receber os estádios um a um – 21 dias antes da primeira partida em cada respectiva cidade-sede. São Paulo será a primeira, em 21 de maio, e Curitiba, Natal e Salvador serão as últimas, no dia 25. Apenas três dias depois, em 28 de maio, a Austrália se tornará a primeira das 31 seleções estrangeiras a aterrissar no Brasil. Os técnicos das 32 equipes já anunciaram seus elencos preliminares na semana passada, e a lista será reduzida aos 23 jogadores finais até 2 de junho”, explicou.

Indo de encontro com o tradicional ‘Não vai ter Copa’, utilizado muitas vezes por manifestantes em passeatas contra o Mundial de 2014, o secretário geral da Fifa garantiu que a Copa não sai mais do Brasil.

“Não restam dúvidas: vai ter Copa. Na verdade, a Copa do Mundo da FIFA já chegou ao Brasil, e todo o planeta está acompanhando com expectativa. Ao longo das próximas oito semanas, estaremos juntos para escrever esta história que começou há sete anos – uma história de sucesso para todos nós: o Brasil e a FIFA”, concluiu.


int(1)

Valcke chega ao Brasil e usa bordão em coluna para falar do Mundial: ‘Claro que vai ter Copa’