A seleção de Gana se tornou neste sábado a primeira classificada para as semifinais da Copa Africana de Nações de 2013 ao vencer Cabo Verde por 2 a 0 neste sábado, com dois gols do atacante Mubarak Wakaso, jogador do Espanyol.

Tetracampeões africanos, os ganeses repetiram o feito das últimas quatro edições do torneio e se colocaram entre os quatro melhores. O objetivo agora é voltar à final, o que não acontece desde 2010, e ficar com o título, que não é conquistado há 31 anos.

Já Cabo Verde encerra sua primeira participação na CAN com a sensação de dever cumprido, depois de ter eliminado Marrocos e Angola na fase de grupos.

A partida no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, Gana teve o domínio das ações desde o começo. No entanto, a dificuldade em abrir o placar ia deixando impaciente a equipe dirigida por James Kwesi Appiah, invicta há sete jogos. O alívio veio aos sete minutos do primeiro tempo, quando Wakaso, que entrara momento antes, converteu cobrança de pênalti.

Cabo Verde reagiu e teve algumas chances para empatar, mas parou na grande atuação do goleiro Dauda. A insistência no ataque deixou a defesa dos ‘Tubarões Azuis’ desguarnecida, e o golpe de misericórdia por parte de Gana aconteceu aos 47. No contra-ataque, Wakaso tocou para a rede do goleiro Vozinha, que já estava batido, e ampliou.

Nas semifinais, Gana terá pela frente o vencedor do duelo entre Burkina Fasso e Togo, que se enfrentarão neste domingo no estádio Mbombela, em Nelspruit.

Sem mais artigos