O meio-campista do Manchester City e da seleção da Costa do Marfim, Yaya Toure, acredita que não é considerado um dos melhores jogadores do mundo por ser africano. O marfinense marcou 22 gols pelo City nesta temporada, sendo um dos responsáveis pela conquista do título da Premier League.

Seu companheiro de clube, Samir Nasri, sente o mesmo e afirma que Toure seria considerado um dos melhores caso não fosse africano. “O que Samir disse certamente é verdade”, disse Toure, de 30 anos, para uma entrevista na Football Focus, da BBC World News. “Para algumas pessoas, jogadores negros são animais, não seres humanos”.

O meio-campista já ganhou títulos em quatro países – Costa do Marfim, Grécia, Espanha e Inglaterra – e fez parte do time do Barcelona vencedor da Champions League de 2009.

Toure diz que é sempre criticado pela mídia quando comete um erro defensivo, mas outros nomes, como Xavi e Iniesta, raramente são alvo de críticas quando cometem os mesmos tipos de erros.

Toure cita o bem que africanos, como Samuel Eto´o e Didier Drogba, fizeram pelo seu continente. “Esses jogadores são mais do que lendas para mim e para a África”, diz.

O único africano a ganhar uma Bola de Ouro até hoje é George Weah em 1995.


int(1)

Yaya Toure afirma que só não é considerado um dos melhores do mundo por ser africano