Maria Gladys e Mia Goth

Maria Gladys e Mia Goth, sua neta

Do Cinema Marginal à TV Globo. De Roberto Carlos ao músico e cineasta estadunidense Lee Jaffe. Da casa no Vidigal dividida com Leila Diniz à vida pacata no campo. Do mainstream ao indie, podemos dizer que Maria Gladys, que completa 75 anos neste domingo (23), é a vovó do mainstrindie. Não está lembrando de quem ela é ? A gente te conta ;)

01 – Maria Gladys é empregada doméstica…

Na TV. A atriz é mais conhecida por fazer papéis de empregada doméstica nas novelas da TV Globo. Sabe aquele rosto conhecido do cara do comercial de presunto que você nunca lembra da onde lhe é familiar? Então, Maria Gladys é essa pessoa, trocando o presunto pelo avental.

02 – … Mas isso não impede de que ela seja muito underground

No cinema, no entanto, o papel de Maria Gladys sempre foi de destaque, principalmente nos movimentos conhecidos como Cinema Novo e Cinema Marginal. A atriz fez filmes como Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra, e O Anjo Nasceu (1969), de Júlio Bressane. Esse último tinha uma produtora de filmes com o cineasta Rogério Sganzerla (de O Bandido da Luz Vermelha, de 1968) chamada Belair, que foi marco do Cinema Marginal e teve Maria como atriz em alguns filmes.

03 – Maria Gladys fez o primeiro nu no teatro brasileiro…

O ano era 1965 e a peça se chamava O Chão dos Penitentes.

04 – … E já teve uma peça sobre ela escrita e dirigida por Domingos de Oliveira

Maria é amiga do cineasta e dramaturgo Domingos de Oliveira e teve uma época, que ela não tinha telefone, e usava o dele. Das conversas da atriz, o amigo escreveu a peça Rita Formiga, que foi encenada por Zezé Polessa.

Maria Gladys em "Os Fuzis" de Ruy Guerra

Maria Gladys em “Os Fuzis” de Ruy Guerra

05 – Maria já namorou o Rei

Frequentadora da turminha da Jovem Guarda, a atriz teve um breve namoro com Roberto Carlos, do qual não fala a respeito, apesar de não negar. Ela também teve um relacionamento com o músico e cineasta Lee Jaffe, pai de sua filha Rachel.

06 – Ela já dividiu casa com Betty Faria

E também morou com Leila Diniz, no Rio de Janeiro. Hoje, vive em um sítio no interior de Minas Gerais, porque o aluguel no Rio é caro e Maria Gladys, apesar do sucesso de crítica, sempre foi dura de grana. É, tá achando que só você passa perrengue?

07 – E é avó de Mia Goth, a namorada de Shia LaBeouf

Se todos os esses motivos não foram suficientes para tornar Maria Gladys a vovó do mainstrindie, a gente te dá mais um: ela é avó de Mia Goth, a atriz de Ninfomaníaca (2014), de Lars Von Trier, e namorada Shia LaBeouf. Aliás, o ator até passou o Réveillon do ano passado no Rio de Janeiro, com a Maria Gladys junto. Tá bom para você?

Maria Gladys, parabéns! A gente te adora ;)

7 motivos que fazem de Maria Gladys, que completa 75 anos, a vovó do mainstrindie

Sem mais artigos