Uma cena bem comum é ver um cara bem vestido, e quando a gente olha para os pés, ele está usando aqueles tênis de academia com sistema de amortecimento nas solas para sair. Putz! Saiba de uma vez por todas qual a diferença entre tênis de academia e tênis pra sair, e de quebra veja quais os modelos mais cool do momento.

Das quadras para as ruas

Tênis de basquete da All Star usados por Chuck Taylor eram somente pretos

A confusão do uso errado do tênis surgiu porque eles vieram do esporte, só que alguns fizeram tanto sucesso, que acabaram indo parar nas ruas. É o caso do All Star, que começou a ser produzido em 1917, quando a Converse quis criar um padrão para o basquete. Eles não foram populares até a década de 1920, até que o jogador Chuck Taylor resolveu adotá-los como seu calçado preferido para o esporte.

Por outro lado, o universo do hip hop, que tem suas origens na cultura negra do bairro do Bronx, em NY, e incluía música, dança, grafite e basquete, acabou influenciando diretamente a cultura pop depois da década de 70. Os agasalhos e tênis de marcas como Adidas e Nike foram usados em larga escala pelos MCs, DJs e bandas do movimento, e se tornaram referencia estética para o mundo da moda.

http://youtu.be/dA8DsUN6g_k

O skate também tem sua parcela de culpa na história. Lá pelos anos 1950, os surfistas da Califórnia cansados de esperar por boas ondas, pegaram as rodinhas dos patins e colocaram em pequenas pranchas de madeira, e assim podiam imitar as manobras do surfe. Nos anos 1990, ele virou esporte de verdade, ao lado da profissionalização do setor. Assim, as roupas que os skatistas usavam viraram moda, mesmo por aqueles que nunca levaram um tombo na vida.

Mas não confunda, antes do seu tênis de academia vire um sneaker, isso pode levar anos, então é melhor, seguir as dicas de quem entende do assunto!

 

JFA (Jodie Forster’s Army) era uma banda de punk hardcore da década de 1980 e andava de skate

 

Quais os tênis mais cool do momento e que dá pra sair na boa?

Tênis inspirados em modelos de corrida de décadas atrás estão em alta

Ricardo Nunes, criador do SneakersBR, site brasileiro referência da área, responde por e-mail, como está a onda sneaker no Brasil. “ No início, houve uma procura muito grande pelos “hi-tops” (os modelos de cano alto) e o Nike Dunk teve um inegável destaque neste processo. “Do final de 2008 pra cá, os ‘retro runners’, tênis originalmente desenvolvidos para corrida nas décadas de 70, 80 e 90, têm conquistado um espaço muito bacana, com as pessoas relembrando seus tempos de infância e adolescência, e redescobrindo os modelos que usavam, por exemplo, para ir ao colégio”.

Para Cristian Resende, da Cartel 011, consultoria especializada em universo jovem e cultura urbana, existem duas fortes tendências. A primeira é de retorno ao básico, que representa uma busca pela simplicidade tanto em termos de design clássico, quanto em materiais legítimos, com destaque para marcas que têm história. A segunda é uma tendência “híbrida”, que mistura alta tecnologia com design de ponta, ou seja, o uso de modelos que eram voltados somente para a prática de esportes, com grande pesquisa tecnológica, que viraram referência para moda.  

Assim, os tênis menos coloridos como os brancos, cinzas e pretos, ocupam lugar de destaque ao lado dos estampados ou com tramas e texturas especiais.

A banda One Direction aderiu a moda do tênis branco

Veja 20 modelos de tênis cool pra sair

Nike Air Force 1 Mid; R$ 379,90, na Maze (www.mazeshop.com.br). Preço pesquisado em novembro, sujeito a alteração
Créditos: Divulgação

int(1)

Acerte na hora de escolher o tênis. Veja 20 modelos mais cool pra sair

Sair da versão mobile