Se você é ligado na cena do sertanejo universitário certamente já ouviu falar de Marcos & Belutti. A dupla, que começou a tocar nas rádios brasileiras em 2009, conquistou um bom espaço no circuito e hoje já garante um público fiel.

Assim como grande parte dos artistas do estilo, a dupla iniciou sua carreira com o lançamento de um CD ao vivo, e agora apresenta seu primeiro trabalho autoral.

Nosso Lugar, novo disco da dupla, já está no mercado. Marca o início do sucesso autoral do grupo – o single Será Que Vai Rolar, composto por Belutti, ficou durante cinco meses nas paradas das rádios brasileiras. A próxima música de trabalho, Sem me controlar, é mais uma daquelas que serão sucesso na onda do sertanejo universitário.

“O CD Nosso Lugar foi gravado em 2010 e as músicas foram escolhidas entre 30 composições para se tornarem sucesso”, contou Marcos ao Virgula. “Pegamos as 14 melhores para virarem música de trabalho, esse é o nosso maior diferencial. Outras duplas preferem colocar três ou quatro canções por CD para tocarem nas rádios, nós queremos colocar as 14.”

A batalha para ficar por mais tempo no topo das paradas das rádios é ferrenha, não só pela competitividade e a quantidade de artistas na cena do sertanejo universitário, como pela tradição de artistas regravando músicas de outros compositores – e a fama, claro, vai para o intérprete, e não para o compositor.

“A competição é normal, existe mesmo, como em qualquer profissão. Todo mundo quer a melhor composição para gravar e fazer sucesso, ninguém quer ficar em segundo lugar. O Sorocaba, por exemplo (da dupla Fernando & Sorocaba), é um dos compositores e colaboradores nossos e de outras duplas sertanejas, mas quase todas as músicas que ele escreve acabam indo para o Luan Santana por uma questão de acordo entre a gravadora”, revelou Marcos, que garantiu que não existe nenhuma mágoa nesse sentido.

“É normal, não ficamos bravos. Cada um dá o seu melhor e trabalhamos com muitas composições próprias”, afirmou o músico.

É uma política da boa vizinhança – para compensar a ausência das composições de Sorocaba no repertório de Marcos & Belutti, o músico foi convidado a participar do próximo DVD da dupla, mantendo a colaboração e amizade vivas.

Os compositores do sertanejo universitário podem ficar nos bastidores, mas seus bolsos sentem – e muito – a diferença quando suas composições vão para o repertório de um músico de sucesso, como a estrela Luan Santana.

Muitas destas duplas, por exemplo, preferem continuar no anonimato fazendo pequenas apresentações, com o dinheiro dos direitos autorais bancando a empreitada. É o caso da dupla Jonathan Félix e Thiago, o Jonathan frequentemente compõe para Marcos & Belutti, mas são bem menos conhecidos do que os intérpretes que popularizam suas letras.

MICARETA

A explosão do sertanejo universitário, que consegue arrastar multidões com suas letras sobre amores perdidos e desilusões com arranjos dignos de hinos do pop, já começa a ser aproveitada por outros estilos.

Antes rainhas do público adolescente, as micaretas começam a perder espaço para Luan Santana e seus camaradas – e o gênero começa a reinvindicar de volta o seu espaço trazendo os sertanejos para seu território. Após a parceria entre os sertanejos Jorge & Matheus e Durval, do Asa de Águia, as vendas do grupo dispararam, acontecimento que motivou o Chiclete com Banana a convidar Marcos & Belutti para se apresentar em trios elétricos.

“Temos projetos de tocar com o Chiclete com Banana no Carnaval de Salvador, e já fizemos alguns shows com eles e essa parceria tem dado super certo. É uma ótima junção de estilos”, afirmou Marcos. O repertório do grupo nesses casos segue a estrutura básica dos shows sertanejos, com apenas um diferencial – o ritmo, com elementos de dança e percussão.

E quando começa a gravação do novo DVD? “O DVD ainda não tem data definida para ser gravado, mas será em 2011, na cidade de São Paulo”, garante Marcos.


int(1)

Em entrevista exclusiva, Marcos & Belutti falam sobre a rivalidade na cena sertaneja