Se depender do prefeito Fernando Haddah, São Paulo vai pular de 63 para 300 km de ciclovias até 2015. Sua mais conhecida medida é aprovada por 80% da população, segundo pesquisa do Datafolha. Para dar uma força extra, ele se encontrou com Gary Fisher, inventor da mountain bike  e ativista de 64 anos.

“Antigamente, o automóvel era visto como a bike hoje, estava fora do contexto e a cidade se adequou a ele. Hoje precisamos trabalhar esse caminho inverso, através de instrução, infraestrutura e acima de tudo legislação, para apoiar essa transformação”, relata Gary Fisher, um dos grandes incentivadores das ciclofaixas, que esteve presente no dia 29 de outubro em São Paulo, em um encontro promovido pela Ciclocidade.

No encontro com o prefeito, Haddad comentou sobre os principais empecilhos à implementação das ciclofaixas e ouviu os conselhos de Fisher sobre sua experiência nas outras cidades. “Os jovens hoje em dia estão muito mais abertos para discutir novas possibilidades. Precisamos mostrar que a bicicleta é uma opção e funciona”.

Ariel Kogan, ativista urbano, que chegou ao Brasil há seis anos, nunca teve carro por aqui. “A questão central para São Paulo é o que os pontos a serem percorridos são muito distantes. O grande desafio é a implantação de um sistema intermodal mais eficiente, que possa integrar a bicicleta com outros meios de transporte como o metrô, trem e o ônibus, assim como criar mais estações de aluguel espalhadas pela cidade. É fundamental que a Prefeitura também crie mecanismos fiscais para empresas que resolverem aderir a um programa de uso de bicicletas, oferecendo locais para banho, ou empreendimentos como o Bike Café, que é um misto de café, oficina, estacionamento, vestiário para ciclistas urbanos”.

Para quem ainda não anda de bicicleta em São Paulo, lembre-se que nem tudo é ciclovia. Se a gente olhar para a infraestrutura para bicicletas como um todo, isto inclui ciclovias, ciclorrotas, calçadas compartilhadas, ciclofaixas definitivas e ciclofaixas operacionais de lazer, que somam um total de 362,84km.

 

001


int(1)

Inventor da mountain bike dá força para ciclovias em São Paulo