José de Abreu


Créditos: Frederico Antonelli

José de Abreu, de 69 anos, já cogitou dar um tempo na carreira artística para ingressar na política. Entretanto, o ator declaradamente de esquerda ainda está na frente das câmeras e estará na próxima novela das 18h da TV Globo, Joia Rara, interpretando um personagem com uma visão política diametralmente oposta à sua. Em entrevista publicada nesta segunda-feira (02) no site do folhetim, ele falou sobre seu personagem, Ernest Hauser.

“Ernest tem um comportamento muito suíço, um lado alemão. É meio frio, calculista e tem uma coisa de raça superior, como se sua família fosse especial. Então quando fui à Suíça, visitei muitas joalherias e só fiquei em hotéis bem antigos, da época da novela ou anterior a ela. Foi ótimo para pegar postura e ajudar a construir o personagem”, disse José de Abreu.

Para o ator, dar vida a um personagem do qual ele discorda totalmente de sua visãpo de mundo não é um problema: “Sempre faço o extrema direita. No cinema, inclusive, matei o Lamarca, personagem de Paulo Betti. Mas não tem problema porque é o personagem que atua, não eu. Só emprestei o meu corpo e é bom porque já conheço bastante o assunto, mas é muito gostoso sempre aprender mais. Estou estudando a história da joalheria, como a joia surgiu, a diferença do joalheiro para o fabricante de joia, o ourives. Toda novela acaba me acrescentando mais conhecimento”.


int(1)

José de Abreu fala sobre seu personagem em Joia Rara