Famosos brasileiros descendentes de árabes

Sim, Sabrina Sato é, além de descendente de japoneses,  também de ascendência árabe, libanesa mais precisamente
Sim, Sabrina Sato é, além de descendente de japoneses, também de ascendência árabe, libanesa mais precisamente
Créditos: Manuela Scarpa/Photo Rio News

O mundo árabe está em plena convulsão, enquanto revoltas e guerra civil acontecem naquela região, os descendentes no Brasil desse povo que habita o Oriente Médio e a África Setentrional só tem motivos para comemorar. Nesta terça-feira, (25), comemora-se o Dia Nacional da Comunidade Árabe. Este é o sexta ano que essa data se tornou oficial, visto que a lei que estabeleceu essa comemoração entrou em vigor em julho do 2008. Segundo algumas estatísticas, no Brasil, há cerca de 12 milhões de árabes e seus descendentes.

Muitos confundem árabes com muçulmanos, mas é importante ressaltar que mesmo deles majoritariamente seguirem essa religião, existem também árabes judeus e cristãos. Entretanto, a pior confusão é taxá-los de terroristas ou seguir a onda de preconceito e racismo que acontece em boa parte da Europa, principalmente na França, em que os árabes são associados à imagem de ladrões e marginais.

No Brasil, felizmente, esse tipo de mentalidade não existe. E quem nunca deu uma passadinha para fazer compras ou nunca ouviu falar na rua 25 de março, em São Paulo? A escolha da data foi feita exatamente por causa dessa famosa rua paulistana de comércio popular. Os árabes, no começo do século 20, vieram ao Brasil e fixaram lojas justamente por um dos lugares mais famosos da cidade hoje.

Além do comércio e das esfihas, os árabes contribuíram muito para o Brasil. Na televisão, teatro, moda, política temos representantes dessa comunidade com seus descendentes.

Veja quem são os famosos descendentes árabes!


int(1)

No Dia da Comunidade Árabe, conheça a importância deles para a cultura brasileira