Black is beautiful

Nina Simone
O pacifista Martin Luther King tinha um sonho nos anos 1960: Que os negros tivessem os mesmos direitos civis que os brancos. Morreu assassinado

No dia 21 de março de 1960, mais de 20 mil pessoas protestavam, em Joanesburgo, África do Sul, contra a chamada Lei do Passe que obrigava negros a ter um cartão com indicações dos lugares que eles poderiam circular pelas ruas da cidade. A manifestação pacífica se transformou em uma chacina conhecida como Massacre de Shaperville, com 69 mortos e 189 feridos.

A arbitrariedade contra a etnia negra fez com que a ONU (Organização das Nações Unidas) declarasse a data como o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

A data acontece de forma especial para os brasileiros que acabaram de ter a visita do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama. Sua presença na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, revelou um estímulo à grande população negra que mora nessa comunidade.

A imagem de um negro vencedor – em meio as inúmeras imagens da mesma raça sempre vista de forma marginalizada – é inspiradora. Assim como são os famosos da galeria acima que lutaram arduamente contra o racismo.

No Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, relembre os famosos que combateram o racismo

Sem mais artigos