Na contramão do aumento dos números de cesarianas realizadas no Brasil, nos últimos anos, várias mulheres famosas estão optando por partos normais ou naturais para terem seus filhos. Entre elas, estão alguns nomes bastante influentes no universo feminino, como a modelo Gisele Bündchen e a mulher do príncipe William, Kate Middleton.

No Brasil, segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na rede pública, 40% das mulheres tiveram seus filhos por cesarianas, o que marca um aumento de 3% desse tipo de operação em relação ao ano de 2010. Já na rede privada, a diferença é ainda maior. Em 2013, apenas 17% das gestantes deram à luz seus bebês de parto normal, de acordo com informações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Após o nascimento de Benjamin (atualmente com quatro anos), Gisele Bündchen revelou em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, exibida em 2010, que optou pelo parto humanizado para dar à luz o primeiro filho. Há diferenças entre o parto normal e o humanizado. No primeiro citado, o bebê nasce por via vaginal, em um ambiente hospitalar e pode ocorreu alguns procedimentos artificiais, como a anestesia na mãe para minimizar as dores das contrações. Já no humanizado, não há intervenção alguma e é respeitada a lei da natureza para o nascimento.

“Fiz o parto na água, na banheira. Eu me preparei muito, queria muito ter um parto em casa. Queria estar presente e consciente do que estava acontecendo, não queria estar anestesiada. Eu me preparei fazendo ioga e meditação, por isso foi muito tranquilo. Não foi dolorido. Minha cabeça estava focada em cada contração que sentia, meu bebê estava mais perto de chegar”.

Três anos depois de sua primeira experiência como mãe, a modelo, que é casada com o jogador de futebol americano Tom Brady, optou novamente por ter sua segunda filha, Vivian Lake, de parto natural também em sua casa, em dezembro de 2012.

Fernanda Lima participou de uma campanha do Ministério da Saúde em defesa ao parto normal, em 2008. Ela, que deu à luz João e Francisco, contrariou o tabu de que gêmeos devem nascer de cesariana. “Foi um sonho que aconteceu naturalmente com o parto normal. Afinal, todas nós mulheres nascemos preparadas para essa experiência. E olha que a recuperação é mais rápida, o risco de infecção é menor e a mãe participa ativamente do parto”, declarou a apresentadora da TV Globo na ocasião.

Um dos últimos exemplos entre as famosas que optaram pelo parto normal é o da atriz Carolinie Figueiredo. Ela relatou em sua página no Instagram, no dia 8 deste mês de março, como foi o nascimento de seu segundo filho: “Ontem nasceu um lindo menino de um belo parto em casa, surpreendendo todo mundo! Espero um dia poder contar e dividir essa história mágica, transcendental, maravilhosa e natural! Estou muito emocionada e agradecida à vida por essa experiência divina! Bem vindo ao mundo, Theo!”.

Também no início deste mês, o ator Márcio Garcia comemorou a chegada do quarto filho com um recado publicado em seu Instagram, no início deste mês de março. Na ocasião, ele contou: “O João nasceu quase um mês antes do previsto nem por isso precisou de uma cesariana. A maioria dos obstetras, numa situação dessas, iria insistir por uma cesariana”. Ele ainda fez questão de parabenizar a mulher, Andréa Santa Rosa: “Parabéns minha amada por mais um parto 100% humanizado sem bisturi ou sequer anestesia!”.

Além delas, outras famosas escolheram não passar por cirurgias para terem seus filhos. Veja quem são elas na galeria acima!

Sem mais artigos