A gigante do comércio eletrônico Amazon está trabalhando no desenvolvimento de um smartphone capaz de reproduzir imagens em 3D, informou nesta quinta-feira o jornal “The Wall Street Journal”.

A informação, que não foi confirmada por Amazon, está apoiada em fontes que não foram reveladas e detalharam os planos da empresa para lançar dois smartphones, um reprodutor de áudio para internet e uma caixa estilo Apple TV ou Roku para levar conteúdos audiovisuais da rede ao televisor.

O mais inovador seria o projeto de telefone que usaria um efeito holográfico para criar imagens em três dimensões que poderiam ser vistas de qualquer ângulo e que iria equipado com uma tecnologia de acompanhamento de retina que permitiria ao usuário navegar pelos menus apenas com o olhar.

Atualmente existem dispositivos como o Nintendo 3DS, console portátil que mostra os jogos em três dimensões sem necessidade de lentes especiais, mas o efeito 3D requer que o jogador esteja de frente para a tela, enquanto o controle com o olhar é uma tecnologia desenvolvida por empresas como a sueca Tobii.

Essa companhia apresentou em 2011 o primeiro dispositivo periférico para controlar um PC com o movimento dos olhos, um aparelho que deve ser lançado no mercado ainda este ano e cujas capacidades teriam sido estudadas para os óculos inteligentes do Google, Google Glass.

O “smartphone 3D” com manejo visual seria o trunfo da Amazon para entrar o mercado da telefonia, dominado por Apple e Samsung, este último graças ao sistema Android, do Google.

Os dispositivos da Amazon, da mesma forma que seu Kindle, serviriam para posicionar melhor s empresa de Seattle como distribuidor de conteúdos, o negócio que mais interessa a este gigante de internet que tenta vender seus tablets por um preço barato a fim de obter mais usuários que gastem em seus produtos.


int(1)

Amazon está desenvolvendo telefone com tela 3D, diz jornal