A Austrália é o lar de 170 espécies de cobras e 2 mil espécies de aranhas. E se você tem planos de visitar o país, é melhor saber de quais delas fugir.

Para alertar quais animais são realmente venenosos, cientistas australianos criaram o o Critterpedia, um aplicativo que identifica as espécies mais notórias do país.

O app foi desenvolvido pelo casal Murray e Nic Scarce, em conjunto com o órgão australiano de pesquisa científica CSIRO e o Data61, e funciona de forma simples. Basta o usuário tirar uma foto do animal para o aplicativo cruzar a imagem com seu banco de dados e, assim, conseguir identificar a espécie. A localização, via GPS, também é levada em conta.

O Critterpedia informa o nível de periculosidade, dicas de como se proteger, o que fazer em caso de mordida e informações de primeiros-socorros.

O projeto ainda está em fase de testes. Mais de 200 mil fotos de cobras e aranhas já foram enviadas por especialistas para ajudar os desenvolvedores a aperfeiçoarem o sistema de identificações. Esta vasta quantidade de imagens é importante para que as informações sejam exatas.

“As diferenças visuais entre duas espécies podem ser bastante sutis, então é necessário treinar uma grande quantidade de dados para identificar as criaturas adequadamente”, explicou o líder do projeto e pesquisador Matt Adcock, da Data61, ao blog da organização.

Cobra sorridente

Espécie pode ser encontrada nas cores amarela, cinza, marrom, oliva, vermelha ou laranja Créditos: Reprodução/Brazos Bend State Park

int(1)

Aplicativo ajuda australianos a identificarem se aranhas e cobras são venenosas

Sair da versão mobile