Sebastian Vettel já pode dizer que entrou para a história da Fórmula 1. Com apenas 24 anos, o alemão já se tornou o mais jovem piloto bicampeão da categoria. Dirigindo o melhor carro da atual F-1, Vettel foi unanimidade em 2011 e se consagrou campeão com quatro corridas de antecedência para o fim da temporada.

Com nove vitórias em 15 GPs disputados – no restante, obteve quatro segundos lugares, um terceiro lugar e um quarto lugar -, Vettel só fica atrás de Michael Schumacher e Nigel Mansell quando o assunto é conquista do mundial de forma antecipada.

Em 2002, Schumacher, recordista de títulos conquistados na F-1, conseguiu levantar o caneco da temporada com seis provas de antecedência. Ajudado pela fidelidade – ainda que forçada – do então companheiro de Ferrari Rubens Barrichello, Schumacher venceu 11 dos 17 GPs disputados naquele ano. A temporada ficou marcada pela polêmica envolvendo os dois pilotos no GP da Áustria, quando Rubinho, cumprindo ordens da equipe, deixou o alemão passar na última curva.

Já o britânico Nigel Mansell teve o seu ano de glória em 1992, quando guiava a forte Williams. No único ano em que o piloto foi campeão da categoria, ele venceu nove das 16 corridas da temporada e não tinha mais como ser alcançado por qualquer outro piloto quando ainda restavam cinco GPs para o fim de temporada. Na ocasião, Ayrton Senna venceu o Grande Prêmio da Hungria, mas Mansell sagrou-se campeão ao cruzar linha de chegada na segunda colocação.

Vale destacar que o critério de pontuação da FIA foi alterado desde 2010, o que, teoricamente, daria mais equilíbrio ao campeonato de pilotos.

Sebastian Vettel pode não ter conquistado o recorde de campeão com maior antecipação nesta temporada, mas, a considerar seu apetite por vitórias e o ótimo desempenho da Red Bull, este e tantas outras marcas ainda podem ser alcançadas pelo alemão. O heptacampeão Schumacher que se cuide. A nova geração do automobilismo alemão tem nome e sobrenome: Sebastian Vettel.


int(1)

Campeão antecipado, Vettel se aproxima de números de Schumacher e Mansell