Apaixonados por Instagram


Créditos: Instagram/Mika Lins

Com a chegada do iPhone e de outros smartphones, vivemos num momento onde tudo vira aplicativo. Existem aplicativos para facilitar sua vida, organizando seus orçamentos, te indicando as rotas congestionadas e a previsão do tempo. Existem também aplicativos divertidos, com jogos, efeitos sonoros, ou o que você imaginar.

Entre os aplicativos mais populares está o Instagram, que permite que o usuário tire fotos e, com os filtros disponíveis, crie efeitos que deixam as imagens com toque de profissional.

“No começo, o Instagram teve bastante rejeição porque achavam que era só um aplicativo para efeito de foto. Na verdade, existem outros aplicativos de foto, muito melhores que o Instagram. A vantagem dele é que ele é uma rede social de foto”, explica o consultor em comunicação digital e novas mídias, Celso Fortes.

 “As pessoas querem se destacar dentro da rede social e esse programa possibilita isso. O Instagram mexe com o ego das pessoas, já que na página inicial ficam as fotos mais visualizadas, que ganham destaque”.

O aplicativo, criado pelo brasileiro Mike Krieger em parceria com Kevin Systrom, é gratuito e permite que os usuários compartilhem as fotos tiradas também no Facebook, Twitter e Flickr.

Aos poucos, o Instagram foi ganhando espaço e hoje alguns usuários se declaram verdadeiros apaixonados pelo aplicativo. “Ok, fui descoberta. Todos já sabem do meu vício”, disse a atriz Mika Lins em seu perfil no Twitter.

Mika descobriu o Instragram quando sua amiga Julia Bobrow estava de férias e publicava essas fotos com efeito. “Eu achava as fotos tão lindas que no primeiro dia que comprei meu iPhone já baixei o aplicativo”. A atriz gosta de fotografar o que está presente no dia-a-dia: pessoas, comidas, seu cachorro. Por morar no centro de São Paulo, e ter uma vista privilegiada, Mika também fotografa a vista da cidade. “Eu adoro fotografia. O Instagram é rápido e os filtros dão um charme para as fotos”.
 
Mesmo fotógrafos profissionais se renderam ao aplicativo. A fotógrafa Mariana Faé conta que o Instagram, por ser uma rede social, a conectou com muitas pessoas. ”Conheci alguns fotógrafos por lá, mantenho contato com amigos que não vejo muito e ex-colegas de trabalho”, conta.

“Eu acho bem legal oferecer às pessoas esses filtros para melhorar uma foto de celular”, disse Mariana, que não acredita que esses aplicativos possam substituir fotógrafos profissionais. “No máximo irão ajudar pessoas a descobrirem o amor que eu há anos achei na fotografia”.

“Não é uma cor desbotada ou uma borda bonitinha que faz uma fotografia melhor ou pior, não é? No meu ver a escolha do ângulo, do momento da captura, o cuidado com o enquadramento que faz a diferença na real”, defende a fotógrafa.



int(1)

Conheça o Instagram, aplicativo que despertou a paixão de leigos e profissionais da fotografia