A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) convocou Ferrari e Mercedes para prestarem esclarecimentos como parte das investigações sobre os testes realizados com a Pirelli.

O caso foi aberto depois de sessão de testes da Mercedes, com seu carro atual, após o GP da Espanha. A escuderia italiana foi convocada, no entanto, porque também teria participado de atividade, mas com o carro utilizado na temporada 2011.

A FIA anunciou ontem à noite, em comunicado, que solicitou que as equipes respondessem a um interrogatório disciplinas, após as explicações apresentadas pela Pirelli, fornecedora exclusiva de pneus para o Campeonato Mundial de Fórmula 1.

O protesto sobre a realização dos testes partiu da Red Bull, durante o Grande Prêmio de Mônaco, no último fim de semana. A Ferrari também contestou a participação da Mercedes com seu modelo atual, o que não seria permitido no regulamento.

Depois, foi divulgado que duas semanas antes do teste da equipe alemã, a Ferrari também tinha participado de outro, sem que fossem convidadas outras escuderias.

O regulamento, em seu artigo 22.1, permite os testes no meio da temporada, desde que aconteçam com carros “substancialmente diferentes” aos de 2013.

A equipe italiana, na tarde deste sábado (25), já divulgou, através de um porta-voz, que a atividade da qual participou em abril, sem seus pilotos oficiais – Felipe Massa e Fernando Alonso – foi legal e serviu apenas para ajudar no desenvolvimento dos pneus.


int(1)

FIA convoca Mercedes e Ferrari que esclareçam testes feitos com a Pirelli