O Google comprou a startup Jetpac, criadora de um software que analisa as imagens que os usuários publicam na internet e elabora guias urbanas a partir da informação que extrai delas.

Criada em 2011 em São Francisco, a Jetpac compila informação das fotografias publicadas nas redes sociais, como por exemplo no Instagram, e mediante um avançado sistema de inteligência artificial, cria guias com a informação que consegue identificar nelas.

Assim, as frequentes imagens de comida, prédios, pessoas e elementos decorativos que circulam pelo Instagram alimentam o conteúdo útil dos guias digitais da Jetpac sobre hábitos, curiosidades e possibilidades de lazer que cada cidade oferece.

“Nos unimos ao Google. Esperamos trabalhar em projetos emocionantes com nossos colegas do Google”, dizia a breve mensagem no site da startup californiana.

A Jetpac também informou que o aplicativo não estará mais disponível na App Store, e que deixará de atualizar o app a partir de 15 de setembro.

O valor da aquisição não foi revelado.

A Jetpac é especializada na análise inteligente e em profundidade das imagens, um campo no qual o Google já trabalha e vê como o futuro rumo à ‘web semântica’, em que a internet é capaz de interpretar os dados que circulam e de oferecer respostas de forma inteligente.

Desde que foi fundada em 2011, a Jetpac arrecadou US$ 2,4 milhões de investidores de capital de risco.

Uma curiosa utilidade que a Jetpac deu ao seu software de análise da imagem foi desenvolver um mecanismo que identifica os sorrisos no rosto das pessoas, o que a permitiu desenvlver uma hipótese de quão feliz é a população de cada cidade. 

Sem mais artigos