Vencedor das últimas três corridas da temporada, o piloto inglês Lewis Hamilton (Mercedes) conseguiu neste sábado sua quarta pole position no ano no treino de classificação do Grande Prêmio da Espanha, no qual o líder do campeonato, o alemão Nico Rosberg (Mercedes) largará na segunda posição, e o brasileiro Felipe Massa (Williams), na nona.

Mesmo com as três semanas de pausa na Fórmula 1, as equipes não conseguiram derrubar o domínio da Mercedes. Depois de liderar dois dos treinos livres, Hamilton garantiu o primeiro lugar do grid com o tempo de 1min25s232, 0s2 à frente de seu companheiro de equipe, que completou a primeira fila com 1min25s400.

O terceiro colocado do treino oficial foi Daniel Ricciardo, da Red Bull, que marcou 1min26s632. Já seu companheiro de equipe, o tetracampeão mundial Sebastian Vettel, continua com sua maré de azar neste ano. O alemão sofreu um apagão no carro no Q3 e parou no meio da pista. Sem conseguir marcar tempo, ele largará na décima posição.

Completando a quinta fila do grid está Felipe Massa, que conseguiu o tempo de 1min27s402 e mostrou-se insatisfeito com seu desempenho.

O companheiro de equipe de Massa na Williams, Valtteri Bottas largará na quarta posição, seguido pelo francês Romain Grosjean (Lotus-Renault), o finlandês Kimi Raikkonen, o espanhol Fernando Alonso, ambos da Ferrari, e Jenson Button (McLaren-Mercedes) será o oitavo.

O treino classificatório também ficou marcado pela dificuldade dos pilotos em controlar os carros, devido aos novos motores turbo adotados nesta temporada. O venezuelano Pastor Maldonado, por exemplo, rodou na pista e bateu no muro no início do Q1 e não conseguiu marcar seu tempo, ficando em penúltimo no grid.

Sem mais artigos