k2-141b foi descoberto em 2018 e é chamado de “o planeta rocha”. Tem ventos de quase 5.000 km/h e oceanos de lava

Se alguém chegasse para você e te perguntasse: “conhece o K2-141b?”, certamente você pensaria primeiro em algum tipo de código de segurança ou coisa parecida, não é mesmo?

Mas na verdade, trata-se de um planeta! Segundo uma matéria exibida pelo canal BBC, de Londres, a Terra não era lá muito diferente do K2-141b há milhões de anos.

De acordo com o astrônomo Tue Giang Nguyen, no planeta os ventos são supersônicos, com velocidades de até 5.000 km/h. Há também oceanos tomados por lava, devido à alta temperatura de parte do território.

“É preciso entender que neste planeta tudo é basicamente feito de rocha”, disse Nguyen à BBC. o astrônomo também falou sobre o clima. “Dois terços do planeta estão sempre expostos à luz em um dia eterno, com temperaturas que chegam a 3.000 ºC”.

O outro terço do K2-141b fica praticamente no escuro a todo momento. Lá as temperaturas caem vertiginosamente, para cerca de – 200 ºC.

Descoberto em 2018, o planeta fica a 202 anos-luz da Terra, na constelação de Aquário. Quem sabe um dia ainda tenhamos um excursão para lá… você toparia?

Sem mais artigos