Iniciativa é gratuita e dura por três meses

A partir de 7 de agosto, a Cia A Hora da História reúne adultos e crianças para sessões de contação de histórias, conversas com autores, disponibilização de acervo literário e mediação de leitura.

> Siga o novo Instagram do Virgula! Clique e fique por dentro do melhor do Entretê!

A ação chamada “O Bixiga Tem Leitura” acontece aos domingos, a partir das 14h, e durará três meses. Dirigido pelas atrizes e idealizadoras, Camila Cassis e Natália Grisi, o projeto será realizado no espaço público da Praça Dom Orione, onde acontece a Feira de Antiguidades que atrai a circulação dos moradores do bairro e de outras regiões da cidade, e conta com diferentes grupos e autores ao longo do tempo.

“A ideia é trazer a difusão da literatura para todos os públicos, resgatar a linguagem oral, promover o fácil acesso a livros, o contato com diferentes contadores de histórias e autores, o resgate da cultura popular brasileira e de importantes autores do mundo todo”, revelam as atrizes. Elas ressaltam que o evento tem livros com acessibilidade em Braille e está previsto atuação de intérprete de libras em dois dias de eventos na praça Dom Orione.

 

Confira a programação completa das leituras:

AGOSTO

07/08 – TREME-OSSO / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Neste repertório de contos de assombração cheios de reviravoltas, suspense, sustos, aventuras, adivinhas e surpresas, cada enredo é contado de forma engraçada e interativa. São histórias do imaginário popular brasileiro que tratam de lugares inusitados, personagens fantásticos e situações sinistras e cheias de graça. Com a Cia A Hora da História.

 

14/08 – CHUVA DE HISTÓRIAS / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Uma bonita e delicada Contação de Histórias, composta por uma seleção de contos que abordam a transformação do lixo em adubo, o ciclo da água, os elementos da natureza e a preservação das florestas. Tudo de uma maneira divertida e interativa. Uma atividade alegre, e que propõe reflexões sobre a Natureza e Meio Ambiente, valorizando-os. Com a Cia A Hora da História

 

21/08 – HISTÓRIAS NOSSO POVO / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Uma seleção de contos tradicionais brasileiros, que são encontrados em diversas regiões de nosso país, acompanhados de muita cantiga de roda, músicas e brincadeiras musicais populares tocadas ao vivo. Com a Cia A Hora da História

 

28/08 – HISTÓRIAS QUE A SORTE TRAZ / CIA CONTO EM CANTOS

SINOPSE

A cada apresentação uma surpresa: quais serão as histórias narradas? O público é convidado a escolher um bolso de nosso painel e é de lá que saberemos qual a história será contada. Serão sorteados 03 livros de onde conhecemos a história. Histórias que a Sorte Traz tem como objetivo fomentar o interesse pela leitura bem como a formação de público/leitor com conhecimento de histórias e autores de diferentes origens e culturas, promovendo a pluralidade de saberes, culturas e povos. Dessa forma, foram pré-selecionados contos e histórias com raízes africanas, brasileiras, europeias e asiáticas. Com Cia Conto em Cantos.

 

SETEMBRO

04/09 – ARROZ, FEIJÃO, HISTÓRIA E MACARRÃO! / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Imagine uma cesta cheia de coisas gostosas: pães, frutas, verduras, bolos, sucos, tortas, cereais… Humm, só de pensar já dá uma fominha! E se cada alimento ainda trouxesse sua história? É esse o grande jogo que vai acontecer no Arroz, Feijão, História e Macarrão!. Uma apresentação que une história, poesia e comida, e que fala sobre alimentação. Ah, não podia dar uma mistura melhor. E na receita, ainda têm muita brincadeira, música, interação, curiosidades sobre alimentos. Com a Cia A Hora da História.

 

11/09 – CONTOS DA ÁFRICA E DO BRASIL / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Uma contação de histórias que traz contos apresentados com o uso de recursos cênicos, interação com o público e música ao vivo. A apresentação traz referências da cultura afro-brasileira, contos com personagens negros, com situações que falam sobre discriminação e inclusão, ou mesmo, fábulas e histórias tradicionais de países africanos como Nigéria e Gana. Com a Cia A Hora da História.

 

18/09 – HISTÓRIAS PRA CANTAR, MÚSICAS PRA BRINCAR / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

É uma atividade voltada ao público infantil, e que une diferentes linguagens artísticas e resulta num misto de história, música e brincadeira. Nesta apresentação super interativa, o público participante é convidado a cantar, se desafiar e imaginar, ouvindo histórias cantadas e jogando brincadeiras musicais. Trava-línguas, parlendas e poesias também completam a atividade. A proposta é uma vivência que une características de uma sessão de contação de histórias às de um momento de brincadeiras e vivência musical. O público tem uma participação ativa no desenrolar da apresentação: a música é nosso percurso e a brincadeira é o nosso fim! Com a Cia A Hora da História

 

25/09 – PAULO NETHO

SINOPSE

O poeta e escritor Paulo Netho estará no projeto para bater-papo com os frequentadores da praça Dom Orione e moradores do Bixiga. Além disso, o autor lançará o seu mais novo livro O monstro medroso. Entre curiosidades de sua vida, poesias e histórias, nessa conversa porosa com o Paulo Netho, o público vai conhecer outras obras do poeta osasquense como: Bolinho de chuva e outras miudezas; Como assim?! e Conversinhas. Todos os seus livros são destinados ao público infantojuvenil.

 

OUTUBRO

02/10 – CONTOS DE PERIPÉCIAS E PRESEPADAS / KELLY ORASI

SINOPSE

Neste divertido repertório, a narradora reúne contos da tradição oral com personagens astutos que não desistem de seus sonhos e conquistas, entre eles, o levado “Macunaíma”, cuja lenda inspirou o escritor Mário de Andrade a fazer uma homenagem à preguiça.

 

09/10 – AVESSO DO AVESSO / CIA A HORA DA HISTÓRIA

SINOPSE

Uma divertida e surpreendente contação de histórias com um repertório de contos que mostram que nem sempre o diferente é pior! Um sapinho surdo que vence um desafio exatamente e somente por ser como é; um emocionante primeiro encontro de uma netinha com seu avô cego; um camaleão que não era aceito em seu jardim pois preferia usar rosa. Estas e outras histórias fazem parte desta apresentação que mostra que muitas vezes, o contato com o diferente nos faz ampliar nossas percepções, nos tornando seres humanos mais generosos, conscientes e felizes. Afinal de contas, compreender o outro, leva à tolerância, que leva ao respeito. Com a Cia A Hora da História

 

16/10 – Lançamento do livro Limeriques de esconde-esconde / MARCELO JUCÁ

SINOPSE

Dia especial no projeto no “No Bixiga tem Leitura”!!! Poesias, rimas engraçadas e bem malucas no lançamento do livro Limeriques de esconde-esconde, de Marcelo Jucá. No encontro, o autor vai fazer a contação da história e bater um papo com o público.

 

23/10 – PRA LÁ OU PRA CÁ? / TÁ NA BOCA DO CONTO

SINOPSE

Quatro crianças recebem a visita da Dona Morte, enquanto tentam a todo custo desviar a atenção dela e atrapalhar seus planos, a Morte, muito simpática e acolhedora, resolve contar histórias sobre os segredos da vida e da morte. Com Erika Coracini e Mariana Blanski.

Projeto da "Cia A Hora da História" leva contação de histórias para o Bixiga

Sem mais artigos