A pré-temporada da da Fórmula 1 acabou neste domingo no Circuito da Catalunha com Kimi Raikkonen, da Lotus, marcando o melhor tempo no último dia de atividades antes do GP da Austrália.

O finlandês, que anotou o tempo de 1min22s030, ficou 220 milésimos à frente do espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, o segundo. Raikkonen atingiu a marca ainda pela manhã e se manteve a ponta no treino da tarde.

Sebastian Vettel, atual campeão, registrou o pior tempo dos 11 pilotos que estiveram presentes neste domingo em Montmeló, embora a marca de 1min23s608 não tem qualquer relevância pelas poucas voltas que pôde dar no circuito (23). O alemão teve problemas em um aerofólio, e a escuderia não pôde testar as novidades de chassi do veículo.
 Outros dois campeões mundiais, Lewis Hamilton (McLaren) e Michael Schumacher (Mercedes) também não ficaram nas posições dianteiras.

Com a Williams, Bruno Senna, chegou a liderar pela manhã, mas terminou em terceiro. O brasileiro completou uma série de voltas rápidas e optou por fazer uma simulação de 10 passagens com o mesmo pneu. No período da tarde, ele cedeu o cockpit do carro da equipe inglesa para o companheiro Pastor Maldonado, que terminou em nono.

Na sessão da tarde houve a primeira bandeira vermelha do dia, quando o Sauber, de Kamui Kobayashi, ficou parado em uma curva do circuito catalão após um problema no motor, interrompendo assim a simulação da corrida de algumas das escuderias.

Além disso, faltando vinte minutos para o término, o russo de Caterham Vitaly Petrov também saiu da pista, e limitou o rodízio final de alguns pilotos com outra bandeira vermelha.

Confira os melhores tempos do último dia da sessão de testes da pré-temporada em Montmeló:  

1. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) 1min22s030  
2. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 0s220  
3. Bruno Senna (BRA/Williams) a 0s266   
4. Nico Hulkenberg (ALE/Force India) a 0s282  
5. Kamui Kobayashi (JPN/Sauber) a 0s356   
6. Lewis Hamilton (ING/McLaren) a 0s400  
7. Vitaly Petrov (RUS/Caterham) a 0s765  
8. Michael Schumacher (ALE/Mercedes) a 0s909  
9. Pastor Maldonado (VEN/Williams) a 1s317   
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) a 1s363  
11. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) a 1s578


int(1)

Raikkonen garante 1º lugar no último dia de testes; Bruno Senna é 3º