O gigante sul-coreano Samsung Electronics anunciou hoje que avança com sucesso no desenvolvimento da futura tecnologia móvel de redes de quinta geração (5G), por isso que espera poder oferecer este serviço de alta velocidade a partir de 2020.

Esta nova tecnologia sem cabos (wireless) para dispositivos móveis permitirá aos usuários alcançar velocidades pela internet que possibilitarão descarregar, por exemplo, “um filme completo em menos de um segundo”, detalhou a firma em comunicado publicado pela agência “Yonhap”.

Com o novo serviço 5G, a Samsung espera atingir uma velocidade móvel de dezenas de gigabits por segundo, muito superior à velocidade de 75 megabits por segundo atingida pelo último serviço de quarta geração 4G-LTE (Long Term Evolution).

A Samsung, o maior fabricante mundial de chips de memória e smartphones, conseguiu provar com sucesso o novo serviço 5G após utilizar uma largura de banda de frequências de 28 gigahertz para transmitir informação a uma velocidade de 1 gigabit por segundo, algo que ninguém tinha anunciado antes.

Após testar até 64 elementos de antena, a empresa conseguiu que o dispositivo trocasse sinais em tempo real sob sua nova plataforma 5G, um avanço que estima servirá para iniciar este novo serviço a partir de 2020.

Segundo especialistas sul-coreanos citados pela “Yonhap”, com este anúncio a Samsung abre vantagem no desenvolvimento da tecnologia 5G visando sua comercialização e a ansiada padronização deste sistema.

Sem mais artigos