Precisamos falar sobre o Facebook

Reprodução Precisamos falar sobre o Facebook

Nos últimos meses, o Facebook ultrapassou a marca de 1.8 bilhões de usuários em todo o mundo. A rede social tem mais cadastrados que qualquer país tem de população, além de ter se tornado um dos maiores monopólios do ramo, considerando que ela é dona de diversos outros sites que acessamos, como o Instagram, por exemplo.

Mas com tanto poder, talvez esteja na hora de termos um pouco de cuidado com esse site.

O Face armazena praticamente todas as informações que fornecemos, direta ou indiretamente, e, embora eles digam que a privacidade dos usuários é a sua maior prioridade, quem sabe esteja na hora de remover alguns dados que possam caracterizar uma exposição exagerada.

Por exemplo.

Na segunda-feira (1º), um hacker afirmou que poderia facilmente utilizar informações que pessoas postam em brincadeiras como “pergunte-me 10 coisas”, marcando uma série de amigos na publicação. Isso porque, normalmente, são exatamente esses tipos de informações expostas que geralmente são utilizadas para criações de senhas, por exemplo.

Por isso, o site Indy100, do jornal Independent, listou 12 dados que talvez seja melhor você considerar deletar de seu perfil.

1. Data de aniversário 

Sua data de aniversário é parte de um quebra-cabeças que pode levar ao seu endereço residencial, nome completo e documentos, facilitando o acesso a uma conta bancária, por exemplo.

2. Número de telefone

O melhor cenário aqui seria você poder passar seu contato mais facilmente para o crush. O pior? Ganhar um stalker que pode te causar algum mal.

3. A maioria de seus amigos

A gente sabe que existe um certo charme em ser popular nas redes sociais, mas considere que o Facebook é uma rede um pouco mais particular que as outras. O professor de psicologia de Oxford Robin Dunbar teoriza que humanos podem ter, no máximo, 150 relações estáveis de uma vez.

O conselho é se livrar daqueles amigos com os quais você não tem contato algum e manter apenas o essencial.

4. Fotos de crianças da sua família

Victoria Nash, diretora do instituto de internet de Oxford, tem uma teoria para sustentar a ideia de que fotos de filhos/sobrinhos e crianças pequenas de sua família na internet são absolutamente invasivas. “Que tipo de informação uma criança gostaria de ver sobre ela mesma publicada na internet quando crescer?”

Se a gente já odeia quando nossos pais mostram aquela foto nossa tomando banho quando bebê pra uma visita, imagina as crianças de hoje, sendo expostas pra todo o mundo através do Facebook?

5. Postar dados da escola onde seus filhos/irmãos/sobrinhos estudam

De acordo com um órgão de prevenção britânico, casos de violência sexual em portas de escolas estão crescendo nos últimos anos. A última coisa que você quer, portanto, é facilitar o acesso desse tipo de criminoso ao seu filho.

6. Serviços de localidade

Não é uma prática saudável ativar mecanismos de localização em suas redes sociais. Segundo o site TechCrunch, em 2015 cerca de 500 milhões de usuários utilizaram o recurso de marcação de localização. Ou seja, é seguro dizer que o mesmo número de pessoas possui o dado disponível para uma série de pessoas, incluindo criminosos.

7. Seu chefe

Esse  é um clássico. O Facebook é uma rede social, utilizada especialmente como um local onde você pode relaxar e agir de forma mais natural com pessoas com as quais você tem uma relação mais próxima. Mas ter o seu chefe como amigo no site significa que você se privará de falar diversas coisas que gostaria sobre seu trabalho, pois tudo pode virar assunto na próxima reunião.

Claro que há aqueles casos onde empregado e chefia possuem uma relação mais próxima, algumas vezes até de amizade. Quando é assim, tudo bem.

8. PARE DE MARCAR SUA CASA COMO LOCALIZAÇÃO

Muita gente não percebe, mas quando você coloca sua casa como local onde está naquele momento pra todo mundo ver, você na verdade está entregando seu endereço, o que não é (mesmo) uma boa ideia.

9. Pare de marcar o local onde irá passar suas férias

Segundo o site This is Money, viajantes roubados durante uma viagem podem não conseguir cobertura do seguro se tiverem publicado informações de para onde irão viajar nas redes sociais.

10. Status de relacionamento

Se você quer celebrar os louros de um satus feliz, não faça isso no Facebook. A mudança de “em um relacionamento sério” para “solteiro” pode não trazer o efeito desejado e ainda fazer com que você se sinta pior.

11. Dados do cartão de crédito

Porque, né?

12. Foto de passaporte

Muita gente faz isso para se gabar de uma viagem internacional, mas o que parece bobo pode se tornar perigoso. O código de barras contido em seu documento é exclusivamente seu e pode ser encontrado para acessar informações que você forneceu para a companhia aérea ou agência de turismo que contratou.

Universidade Facebook da Internet


Créditos: Reprodução/Facebook da Universidade Facebook da Internet

int(1)

Site lista 12 informações privadas que você deveria deletar de seu Facebook