A grudenta raposa de Ylvis, o estiloso coreano Psy e o comediante chileno HolaSoyGermán foram os vídeos mais vistos do mundo e os canais “com maior crescimento” no YouTube durante 2013, de acordo com a apuração anual revelada nesta quarta-feira (11) pelo site.

No relatório YouTube Rewind: o que vimos em 2013, o servidor, propriedade do Google, reuniu em três categorias as principais tendências do ano, em que se destacaram as gravações virais.

“Os (vídeos) virais estão crescendo mais do que nunca no YouTube, se transformaram em um fenômeno da cultura popular e fizeram do site um verdadeiro termômetro do que importa em nossa sociedade”, explicou em entrevista a Agência Efe John Farrell, diretor de Alianças do YouTube na América Latina.

Na categoria que escolheu os vídeos tendência durante o ano, “uma canção grudenta”, The Fox (What Does the Fox Say?), do duo de comediantes noruegueses Ylvis, foi a primeira da lista, seguida de perto pela performance de The Harlem Shake do exército americano.

Segundo Farrell, os dois vídeos “foram um fenômeno global” e produziram mais de 1,7 milhão de gravações ao redor do mundo e 2,5 trilhões de buscas nos servidores, o que os transformou nos vídeos de “maior crescimento em 2013”.

Esta primeira lista é completada por “Como os animais comem sua comida” do canal MisterEpicMan, a paródia de SteveKardynal da canção Wrecking Ball de Miley Cyrus e o comercial para televisão baby&me / the new evian filme da companhia Evian.

O relatório listou os dez principais canais da rede social, onde surpreendeu a presença do latino-americano HolaSoyGermán, de origem chilena, no segundo posto. Com 13.559.623 seguidores também foi citado “como o de maior crescimento”.

Germán Garmendia só foi superado pelo comentarista sueco PewDiePie (com 17.609.974 assinantes) que se coroou como o rei dos “youtubers”.

As duas contas, que “recorrem à comédia para seduzir o público”, ultrapassaram artistas como Rihanna e One Direction, terceiro e quarto canal respectivamente.

Na categoria musical, o vídeo mais visto do ano foi o do coreano Psy com Gentleman (que no fechamento desta edição registra 598.654.754 visitas), seguido por Wrecking Ball e We Can’t Stop, da americana Miley Cyrus.

Roar de Katy Perry, Just Give Me A Reason de P!nk e Nate Ruess, Blurred Lines interpretada por Robin Thick e T.I., Stay de Rihanna e Mikky Ekko, La La LA de Naughty Boy e Sam Smith, Come & Get It de Selena Gomez e Wake Me Up do DJ sueco Avicci completam o ranking.

Música e entretenimento continuam sendo os temas com mais visualizações no site, mas destacou que categorias como educação, tutoriais, beleza, maquiagem e culinária também têm ganhado espaço.

O YouTube alcançou este ano a histórica marca de um bilhão de usuários únicos por mês, que consomem 6 bilhões de horas de vídeo, 80% deles fora dos Estados Unidos.

Sem mais artigos