Aproveitando a grande repercussão da morte de Robin Williams, hackers criaram um novo ataque para enganar os usuários do Facebook. O link que circula na rede social tenta atrair as vítimas para assistir um vídeo de despedida do norte-americano, mas, na verdade, se trata de um vírus.

Ao clicar no link, o usuário é enviado para uma página falsa da BBC onde leem a notícia de que o ator gravou um vídeo de despedida com seu celular. Mas antes de assistir o vídeo é necessário entrar na rede social para compartilhar o material; e depois de realizar todas essas ações, o internauta, sem saber, instala um plug-in malicioso em seu dispositivo.

Após compartilhar, obviamente, não há vídeo nenhum e a pessoa é levada a outro site, e é orientada a instalar novos aplicativos ou responder um questionário. Esse método é usado por criminosos virtuais para gerar dinheiro e buscar dados.

A Symantec, empresa de segurança que descobriu o golpe, já alertou o Facebook sobre o caso. Segundo a empresa, a morte verdadeira e falsa de celebridades tem sido usada há muitos anos por hackers para enganar os internautas.

Sem mais artigos