O alagoano Tiago Fernandes fez história neste sábado ao vencer o australiano Sean Berman por 2 sets a 0, em uma hora e 50 minutos, na final do torneio juvenil do Aberto da Austrália, em Melbourne, parciais de 7-5 e 6-3 conquistando, assim, seu primeiro Grand Slam juvenil.

Treinado por Larri Passos, ex-técnico de Guga, Tiago, que completou 17 anos na sexta-feira, é o segundo mais jovem entre os 25 primeiros colocados no ranking mundial juvenil, para atletas até 18 anos. Ele é o primeiro brasileiro a conquistar um Grand Slam na categoria.

Tiago, que era o 14º cabeça-de-chave, superou adversários teoricamente mais fortes, como o francês Gianni Mina (segundo cabeça-de-chave, adversário das semifinais) e o americano Mitchell Frank (quarto cabeça-de-chave, eliminado nas oitavas-de-final).

No ano passado o brasileiro já tinha sido a grande surpresa do US Open juvenil. Mais jovem atleta inscrito no torneio, ele chegou às quartas-de-final, e só parou quando enfrentou o australiano Bernard Tomic, que já era profissional.

Tiago Fernandes foi destaque pela primeira vez em 2008, quando, aos 15 anos, foi convidado por Gustavo Kuerten para disputar ao lado dele o torneio de duplas do Aberto de Florianópolis, última competição da carreira de Guga.

Brasileiro Tiago Fernandes é campeão juvenil do Aberto da Austrália

Sem mais artigos