Poucas pessoas sabem que ao fazer uma viagem para o exterior existe uma outra opção para fazer suas compras, além do cartão de crédito, dinheiro ou traveler check. Trata-se do bem popular cartão de débito. Uma pesquisa realizada pela MasterCard, realizada com 600 consumidores em viagem para fora do país, indicou que apenas 31% deles estavam levando um cartão de débito internacional.

A principal vantagem dessa modalidade de pagamento é fugir das oscilações cambiais, já que o valor sai convertido da conta do cliente na cotação da moeda estrangeira no dia da compra, e não no dia do pagamento da fatura.

O levantamento mostrou que grande parte dos viajantes prefere levar dinheiro em espécie ou mesmo os cheques de viagem para as compras e pagamentos no exterior. No entanto, essa opção não é segura já que com cartão existe a possibilidade de bloquear em caso de perda, roubo ou extravio.

Outra vantagem do cartão de débito é a opção para realizar saques diretamente em caixas eletrônicos. O vice-presidente de Produtos para Mass Market da MasterCard Brasil, Erick Luiz, explicou que a única coisa que o cliente precisa fazer é comunicar ao banco que irá viajar e que pretende fazer compras e saques. As operações são realizadas com o mesmo cartão e senha utilizados no Brasil.

Para popularizar o uso do cartão de débito no exterior, a MasterCard iniciou uma campanha, em parceria com a TAM Viagens. O objetivo é explicar para os clientes, quando eles adquirem pacotes turísticos, da possibilidade do uso do cartão de débito no exterior.

“É uma ação educativa para nossos consumidores perceberem que o cartão de débito é mais uma opção, que tem segurança, praticidade na hora das compras no exterior”, disse a diretora de Marketing da MasterCard, Cristina Paslar.


int(1)

Cartão de débito é opção pouco conhecida em viagens ao exterior