Quem já tirou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) sabe da burocracia que é para solicitar o documento. O cidadão precisa se dirigir a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios, preencher uma ficha e pagar uma taxa de R$ 5,50.

No entanto, a Receita Federal promete facilitar este processo já a partir do próximo mês. A ideia é que a solicitação do CPF possa ser feita pela internet, no site da própria Receita. As informações foram confirmadas pelo secretário do órgão, Otacílio Cartaxo.

Segundo ele, a solicitação do documento pelo site faz parte de um processo de modernização da Receita, que teve início há mais de um ano. “O contribuinte cidadão já pode tirar certidão negativa, imprimir o Darf, fazer o pagamento e consultar a malha fina. O fechamento dessa reforma é exatamente o CPF online, que sai até o fim de fevereiro”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo.

O CPF é um dos documentos mais importantes para o cidadão. Sem ele, não é possível abrir conta em banco, nem contratar empréstimos ou fazer crediário em lojas de departamento. Além disso, ter o documento é necessário para a renovação do passaporte, participação em concurso público e até mesmo para receber prêmios de loterias.

Pela lei, não há exigência de idade mínima para a emissão do documento. No entanto, os menores de 16 só podem ter o CPF quando a solicitação foi feira pelos pais ou responsáveis legais.


int(1)

CPF poderá ser emitido pela internet