Ele não tinha nariz, as mandíbulas estavam afastadas e no lugar da boca, apenas um buraco – tudo isso após levar um tiro de espingarda. Esse foi o drama do homem, não identificado, que passou pelo primeiro transplante facial completo no dia 20 de março, informou o Daily Mail. Os detalhes só se tornaram públicos no final da semana.

A operação durou “apenas” 24 horas e contou com 30 cirurgiões, entre anestesistas, enfermeiros e outros médicos especialistas no hospital Vall d’Hebron, em Barcelona. O paciente recebeu novos músculos faciais, pele, nariz, lábios, mandíbula, dentes, palato e bochechas.

Depois de recuperado, o homem já viu a sua nova face. Joan Pere Barret, chefe do hospital de cirurgia plástica, disse que ele tem cicatrizes na testa e no pescoço, “mas elas se tornarão invisíveis no futuro”.

“Ele se viu, disse o que queria e os psicólogos disseram que ele estava pronto. Foi uma semana após a operação e ele reagiu bem, dizendo que estava satisfeito com o resultado”, comentou o médico.

Alguns transplantes parciais já haviam sido realizados desde Isabelle Dinoire, que teve o rosto reparado por cirurgiões franceses em 2005. Mas, até agora, havia feito um transplante completo.


int(1)

Espanhol é o 1º no mundo a fazer transplante de rosto completo