O Red Bull Desafio no Morro deste final de semana, que será realizado no Morro da Dona Marta, no Rio de Janeiro, tem tudo para mudar a rotina da comunidade da zona sul carioca. Além das feras que irão desfilar sob suas bikes nas emocionantes provas de downhill, os moradores do lugar também vão interagir com o evento de outra forma muita mais direta: participando da organização.

Segundo o líder comunitário do Morro da Dona Marta, Eliézio, o lugar foi escolhido para a realização do evento pela sua geografia. “Aqui é muito íngreme, inclinado, o que facilita a prática do downhill”, explica Eliézio. Ele salienta outro motivo que faz da comunidade a ideal para que o desafio aconteça por lá. “A violência aqui, hoje, é controlada, pois não há mais tráfico de drogas no morro, e isso ajuda bastante”, completa.

Com o local escolhido, a equipe de organização da Red Bull foi atrás de inscrições de moradores que estavam interessados em participar do evento e, surpreendentemente, mesmo sem conhecer a modalidade a fundo, muitos se mostraram dispostos a ajudar. “A intenção inicial era de contar com 100 pessoas entre controladores, carregadores e o pessoal da limpeza, contudo, esse número já está sendo ultrapassado”, afirmou, animado, o líder comunitário.

A expectativa, de acordo com ele, é de que o Red Bull Desafio no Morro seja realizado de forma impecável com a ajuda dos moradores, criando assim, a esperança de que este e novos eventos sejam realizados na comunidade. “O legal é poder mostrar que aqui na favela 99,9% das pessoas são trabalhadoras e que, sim, podemos fazer bonito”, conclui.


int(1)

“99,9% das pessoas são trabalhadoras”, afirma líder comunitário