Hoje, 26 de setembro, o lendário álbum Abbey Road, dos Beatles, completa 40 anos. Apesar de ser considerado como a síntese do melhor que o grupo produziu desde sua fundação, o processo criativo do disco foi extremamente problemático.

Em 1969, data de lançamento do álbum, os Beatles estavam no auge das brigas entre os integrantes da banda, sendo que o desconforto entre Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr era tão grande que os fãs duvidavam que a banda conseguisse lançar mais um disco de estúdio. Tudo era motivo de discórdia – a proximidade crescente de John Lennon e Yoko Ono e a insistência de John em considerá-la como parte dos Beatles, as desavenças entre Lennon e McCartney devido a contratação obscura do empresário Allen Klein e a guerra de egos entre os músicos tornava o ambiente no estúdio insuportável.

Após o tumultuado lançamento de Get Back, os Beatles tentaram superar suas diferenças e se reuniram nos estúdios de Abbey Road – inclusive Yoko, que permaneceu durante todo o tempo deitada em uma cama devido a um acidente de carro – para gravar um novo álbum de inéditas. Apesar de ter sido gravado em meio a todo esse tumulto, Abbey Road o álbum que mostra o melhor de cada um dos Beatles, sem a predominância excessiva de Lennon e McCartney, que claramente conseguiram dialogar nas novas faixas, embora não escrevessem juntos há muito tempo.

Something e Here Comes The Sun, dois clássicos do álbum, trouxeram a George Harrison o reconhecimento como compositor que ele tanto prezava, e as demais faixas, como Come Together, Oh! Darling, I Want You e Golden Slumbers, trouxeram ao público parcerias preciosas entre Lennon e McCartney.

Mesmo que posteriormente John Lennon tenha tentado negar a importância do álbum, afirmando que todo o projeto havia sido apenas uma falcatrua arquitetada por Paul McCartney, ele continua como o mais icônico da carreira dos Beatles, e um dos mais importantes da história da música.

A clássica capa de Abbey Road, aliás, continua sendo uma referência essencial da cultura pop. A imagem, que traz os Beatles atravessando a esquina das ruas Abbey Road com Grove End, em Londres, até hoje atrai os fãs, que tentam reproduzir a fotografia. O Abbey Road Studios, aliás, traz uma brincadeira ainda mais curiosa – e voyerista: uma câmera ao vivo, 24h por dia, que monitora a lendária esquina. Confira aqui.


int(1)

Abbey Road: clássico álbum dos Beatles completa 40 anos