O dia 12 de setembro reúne alguns aniversariantes do mundo da música bastante distintos. Confira nossas homenagens a Barry White, Geraldo Vandré e Roger Moreira, do Ultraje a Rigor.

Barry White

O produtor e compositor de R&B norte-americano Barry White completaria hoje (12) 65 anos, com uma carreira que reúne participações em diversos trabalhos e álbuns que impressionaram a crítica pela capacidade de emplacar hits sucessivamente nas paradas.

White cresceu cantando gospel com a mãe, e aos 11 anos já estreou na carreira musical ao tocar piano (que aprendeu a tocar sozinho) na faixa Goodnight My Love, de Jesse Belvin. Aos 16, gravou sua primeira canção, em parceria com o grupo The Upfronts.

Posteriormente, começou a trabalhar como produtor em diversas gravadoras independentes, escolhendo finalmente se associar a Bob Keane, quando começou a administrar o setor responsável pela escalação, contratação e acompanhamento dos artistas.

Mas o sucesso como produtor não impediu que White escolhesse trocar de lado no estúdio. Em 1973, começou a gravar suas composições, e impressionou ao mostrar que possuía um tino incrível para saber o que funcionava ou não nas pistas.

Entre seus maiores sucessos, estão os hits It’s Ecstasy When You Lay Down Next To Me, You See The Trouble With Me, Love Serenade, Sha La La Means I Love You e I Belong To You.

Geraldo Vandré

Geraldo Vandré, reconhecido por seus esforços em criar uma obra alinhada com seu engajamento político e social, nasceu no dia 12 de setembro de 1935.

O músico, que sempre se considerou muito mais um compositor do que um cantor, começou suas parcerias musicais trabalhando com Carlos Lyra, para quem escreveu a letra da faixa Quem Quiser Encontrar o Amor.

Vandré apresentou suas músicas em diversos festivais pelo Brasil, processo que culminou no show, que ocorreu no 3º Festival internacional da Canção, no qual mostrou ao público a canção Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores. A música se transformou imediatamente em um hino estudantil, que foi proibido pela censura.

Obrigado a se retirar do país pelas restrições do regime militar, Vandré esteve no Chile, na Argélia e em diversos países da Europa, lançando trabalhos esparsos. Quando retornou ao Brasil, continuou recluso e dando poucas entrevistas.

Sua importância para o cenário da música engajada no Brasil é inegável, principalmente devido à suas apresentações nos festivais estudantis, nos quais o público entrava em contato com a música feita pelos intelectuais de esquerda, que traziam aos palcos uma briga de ideologias que acabou caracterizando o que mais tarde veio a se definir como canção de protesto.

Confira abaixo a faixa que imortalizou o compositor: Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores, cantada pelo músico Zé Ramalho.



Roger Moreira, do Ultraje a Rigor

Normal
0
21

false
false
false

MicrosoftInternetExplorer4


/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:10.0pt;
font-family:”Times New Roman”;
mso-ansi-language:#0400;
mso-fareast-language:#0400;
mso-bidi-language:#0400;}

Também no dia 12 de setembro, faz aniversário o líder da
banda Ultraje a Rigor, Roger Rocha Moreira. A banda, cujo último lançamento foi
em 2007, com o álbum Warner 30 Anos Ultraje a Rigor, retorna agora a ativa com
um novo videoclipe, Vida de Bebê, e o projeto Música Esquisita a Troco de Nada.

 

O álbum, disponibilizado diretamente no myspace da banda, pretende
não só oferecer aos fãs as faixas gratuitamente, como possibilitar remixes e
demais recriações.

 

A nova pegada da banda reflete também o momento atual de
Roger, que está mais envolvido do que nunca com novas mídias e redes sociais, utilizando
muito o Twitter para divulgar suas músicas e os novos projetos do grupo.

 

Confira abaixo a nova empreitada de Roger e do Ultraje a
Rigor, o videoclipe Vida de Bebê.



int(1)

Aniversariantes: neste dia 12 de setembro, homenagens a Barry White, Geraldo Vandré e Roger Moreira, do Ultraje a Rigor