Um novo tipo de máquina de raios X começou a ser testado no aeroporto de Manchester, no Reino Unido. Sua radiografia mostra os passageiros como se estivessem nus.

Segundo a administração do aeroporto, as imagens serão vistas por apenas um funcionário, situado em um lugar remoto. O conteúdo também não será armazenado, capturado ou copiado. O rosto dos passageiros fica de fora das imagens, mas aparecem piercings, implantes nos seios e suas partes íntimas.

A ideia é tornar mais rápido o procedimento de checagem de passageiros, procurando armas e explosivas. Outra vantagem, segundo a administração, é que acaba com a necessidade de revistas manuais, o que desagrada muitos passageiros. Por outro lado, caso alguém não se sinta à vontade passando pela máquina, poderá optar por ser revistada do jeito tradicional.

O aparelho dispara ondas eletromagnéticas nos passageiros, que ficam dentro de uma cabine. Os níveis de radiação são “extremamente seguros”, garante o aeroporto. O período de teste está previsto para durar um ano.


int(1)

Aparelho de raios X em aeroporto inglês mostra passageiros pelados

Sair da versão mobile