O tenista suíço Roger Federer, que perdeu o primeiro posto do Ranking da ATP para o espanhol Rafael Nadal na temporada passada, teve pelo menos um motivo para comemorar: a escolha de melhor de 2008 pelos fãs.

O suíço, atualmente a 4.080 pontos do espanhol na lista – 14.990 contra 10.910 -, também foi escolhido tenista que mais apresentou Fair Play, segundo nota divulgada pela associação masculina de tenistas profissionais.

O prêmio de melhor tenista ficou com Nadal, que levou os torneios de Grand Slam de Roland Garros e Wimbledon – ambos contra Federer -, além da Copa Davis, pela Espanha, e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A melhor dupla do ano foi a do sérvio Nenad Zimonjic e o canadense Daniel Nestor, que perdeu o posto de número 1 para os irmãos americanos Bob e Mike Bryan na final da Masters Cup, na cidade chinesa de Xangai.

Os gêmeos americanos foram eleitos como primeiros da preferência do público.

O francês Jo-Wilfried Tsonga, vice-campeão do Australian Open do ano passado, foi apontado como tenista que mais evoluiu, enquanto o japonês Kei Nishikori acabou como revelação.

James Blake, dos Estados Unidos, acabou como jogador mais dedicado às causas humanitárias. O melhor retorno do ano foi o alemão Rainer Schuettler.

O prêmio à imprensa ficou para o australiano Alan Trengrove, jornalista de Melbourne que cobre tênis há mais de 50 anos.

Sem mais artigos