Mesmo após 150 anos, a teoria do efeito estufa ainda causa polêmica. A ideia de que gases como o dióxido de carbono (CO2) e o metano influem na temperatura da Terra foi apresentada pela primeira vez em 1859, pelo químico britânico John Tyndall.

Após tanto tempo, ainda não há consenso se os gases de efeito estufa, resultados principalmente de nosso desenvolvimento industrial, sejam os únicos responsáveis pelo aquecimento global. Alguns acham que o processo de aquecimento global seja cíclico e, portanto, natural. Cientistas também levantam outros possíveis fatores como, por exemplo, as nuvens, que também podem reter calor na atmosfera.

Enquanto isso, países relutam em assinar acordos de redução de emissão de carbono, como o Estados Unidos com o Protocolo de Kyoto. Vamos esperar as novas ações de Barak Obama mas, no geral, certos governos argumentam que esse tipo de acordo pode provocar uma desaceleração de sua produção industrial ou, no mínimo, aumentar os custos dessa produção devido a políticas ambientais mais rígidas, causando desemprego.

Na dúvida, como o aquecimento global pode causar sérios problemas para o meio ambiente e para a humanidade, talvez fosse melhor reduzir as emissões de carbono. Não?


int(1)

Após 150 anos, teoria do efeito estufa ainda causa polêmica