Hoje em dia as estampas que antes eram feitas apenas para as roupas estão também entrando nas casas. Poltronas, sofás, luminárias, abajures, pufes, mesas, paredes e almofadas, entre outros acessórios, ganharam desenhos especiais.

Grifes e estilistas internacionais, e agora as nacionais, estão criando uma nova linha para usar em casa, muitos em parceria com lojas. Entre os estilistas internacionais podemos citar nomes como Roberto Cavalli, Kenzo, Armani e Missoni. Mas hoje são os profissionais da moda brasileira que estão em alta, tais como, Adriana Barra, Jum Nakao, Marcelo Sommer, Amir Slama, André Lima e Alexandre Herchcovitch.

Podemos encontrar estampas diferentes e especiais em diversas lojas de São Paulo, como a Micasa, que possui uma linha exclusiva de móveis, objetos e tecidos da estilista Adriana Barra.  Ela e o também o estilista brasileiro Jum Nakao já assinaram uma linha para a Dominici, loja de lustres e abajures. Outra loja que investe neste novo mercado é a Firma Casa, com destaque para André Lima e a internacional Missoni. O renomado estilista Alexandre Herchcovitch, em alta no mercado de móveis, assina uma linha exclusiva para a Tok Stok, para a Zêlo e recentemente criou uma linda coleção para a Micasa.

Há pouco tempo, a Farm, uma grife carioca, em parceria com a loja JRJ, lançou uma linha de tecidos para serem usados em casa, com nove estampas diferentes, divididas em 3 coleções: Borboletas, Psicofloral e Atelier.

Além de estilistas, muitos arquitetos são convidados para criar coleções especiais para as lojas de móveis e tecidos, um deles é  Marcelo Rosenbaum.

São as estampas que vão deixar seu ambiente personalizado e dinâmico. Uma dica infalível: se usar diferentes tipos de estampas opte por uma ou duas cores em comum para combiná-las, garantindo assim uma harmonia visual. Por exemplo, você pode combinar almofadas com listras com uma de flores, desde que tenham alguma cor em comum.

Caso queira um ambiente mais criativo e alegre, usar tons variados pode ser a saída, mas é uma tarefa mais difícil. Escolha duas ou mais cores diferentes e entre elas encaixe almofadas estampadas que tenham cores em comum.

Pode-se também escolher um tema, como florais, geométricos, xadrez, poás, etc, variando nas suas cores. Tendo como pano de fundo tecidos lisos e/ou claros, ficam ótimos nestas composições.

Outra dica é misturar o passado e o presente. Fica lindo e muito charmoso revestir um móvel antigo, como uma poltrona Luis XV, com estampas modernas, ou vice versa, colocar um tecido com padronagens antigas, como inglesa, francesa e oriental nos móveis atuais.

Os tecidos são o charme da decoração, eles podem dar um destaque em peças que possui em casa, sem gastar muito. Use um tecido simples e liso para o sofá e deixe o resto com as almofadas, brincando com estampas e cores.

Use e abuse das estampas, não tenha medo de misturar! Mas lembre-se, deve haver coerência e harmonia nas combinações.

 

Renata Gutierrez Bordinhon é arquiteta da NeoArq*

 

Leia as colunas anteriores:

 

Espelhos ganham maior espaço na decoração
Como trazer elementos da natureza para dentro de casa

ARQuitetando: Como usar estampas na decoração de sua casa

Sem mais artigos