A disputa entre as cidades candidatas ao posto de sede dos Jogos Olímpicos de 2016 segue acirrada. Nesta terça-feira, três dias antes do anúncio oficial, os representantes da candidatura do Rio de Janeiro entraram em contato com o COI (Comitê Olímpico Internacional) para relatar uma irregularidade da candidatura de Chicago, forte concorrente.

A alegação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) é de que a candidatura norte-americana violou uma das regras de conduta vigentes no processo de seleção da cidade sede. Na última semana, o prefeito de Chicago, Richard Daley, falou mal de alguns pontos do projeto do Rio e, conforme avisado pelo COI anteriormente, não seria permitido uma candidatura criticar publicamente a outra.

Vale lembrar que a decisão final do COI ocorre na próxima sexta-feira, dia 2 de outubro, na Dinamarca. O Rio de Janeiro é apontado como favorito ao posto de sede das Olimpíadas, porém, Chicago segue confiante com a confirmação da presença do presidente Barak Obama na cerimônia do anúncio. Madrid e Tóquio também estão na disputa e não estão descartadas.


int(1)

Às vésperas do anúncio, Rio alerta COI sobre má conduta da candidatura de Chicago