O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje investimentos corretos e ações concretas para aprofundar as conquistas alcançados na luta contra a pobreza, que se veem ameaçados pela crise econômica, em mensagem por ocasião da comemoração, neste sábado, do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.



Ele assinala que existe uma conjuntura crítica na luta contra a pobreza, por isso que é o momento de prestar mais atenção aos vulneráveis e assegurar que o mundo cumpre suas promessas.



O principal responsável da ONU lembra que a difícil situação da economia mundial após o desabamento no ano passado dos mercados financeiros empurraram 100 milhões de pessoas a mais para a pobreza e destruiu 50 milhões de postos de trabalho.



“Sabemos que como em qualquer recessão, os que primeiro sofrem, e a sofrem mais, são os mais pobres”, diz Ban na mensagem, na qual pede para se intensificar os esforços para eliminar o aumento da pobreza.



O secretário-geral aproveita a comemoração este ano do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, que é dedicado à infância, para ressaltar que milhões de crianças continuam sem receber educação e muitos outros correm o perigo de ter de abandonar as salas de aula, o que é particularmente certo para as meninas.



Ao mesmo tempo, o secretário-geral adverte que “investimentos com bom senso” para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) podem dar grandes resultados.



Nesse contexto, afirmou que os grandes investimentos na luta contra a malária, a tuberculose e o HIV/aids se traduziram em encorajadores avanços que permitiram, entre outras coisas, reduzir a mortalidade infantil.



“Estes lucros sugerem que podemos acelerar o progresso rumo às metas dos ODM, no que vamos atrasados, com investimentos em campos cruciais como a educação primária, infraestruturas básicas e a saúde materna”, acrescenta.


int(1)

Ban pede ações concretas para aprofundar luta contra a pobreza