O Barcelona, que não passou de um empate em 1 a 1 diante do Bayern, chega com vantagem para enfrentar o Chelsea na semifinal da Copa dos Campeões desta temporada. Em quatro confrontos diante dos ingleses em um mata-mata por competições europeias, os espanhóis garantiram a vaga em três.


 


O primeiro triunfo dos catalães foi na semifinal da Copa de Feiras (hoje Copa da Uefa) da temporada 1965-66. Houve uma vitória de 2 a 0 para cada lado e o Barça acabou classificado com uma goleada de 5 a 0 no jogo de desempate. Nas quartas-de-final da temporada 1999-2000 da Liga dos Campeões, o Barça perdeu de 3 a 1 na ida e reverteu a situação com nova goleada, por 5 a 1, em casa.


 


Pelas oitavas da Liga na temporada 2004-05, a equipe então comandada pelo holandês Frank Rijkaard ganhou por 2 a 1 na ida, mas caiu por 4 a 2 na volta. Na temporada seguinte, também nas oitavas, o Barça se vingou do técnico português José Mourinho após ganhar por 2 a 1 na ida, em Londres, e segurar um empate em 1 a 1 no Camp Nou. A equipe acabaria vencendo o torneio naquele ano.


 


Os últimos confrontos foram pela fase de grupos da temporada 2006-07 da Liga dos Campeões. O time espanhol perdeu em Stamford Bridge por 1 a 0 e empatou em 2 a 2 no Camp Nou. O time inglês ficou em primeiro da chave A, com 13 pontos, e o Barça veio logo atrás, com 11.


int(1)

Barça, dono do melhor ataque da liga, leva vantagem contra o Chelsea em competições