Depois de performance confusa em Salvador (dia 4), e show no Rio de Janeiro (dia 8), o grupo americano Beirut encantou fãs paulistas na sexta-feira (11). Se no primeiro show brasileiro a banda se perdeu em caipirinhas e deixou seu palco ser invadido pelo público, em São Paulo, eles fizeram piada com o próprio “bafão”.

Em uma das várias vezes que o cabeça do coletivo Zach Condon bebericou seu uísque (não, não pense que virou abstêmio depois do vexame), o colega Jon Natchez Road aproveitou o instante para brincar com a plateia e dizer que, desta vez, não seria novamente uma boa ideia convidá-los para subir ao palco.

A banda só desejava que o público, espremido entre mesas e cadeiras do Via Funchal, continuasse em pé. Com o fervor que seus seis músicos emprestavam aos instrumentos, especialmente os de sopro, Beirut fez o tipo de show que não dá para assistir sentado.

Com quase uma hora de atraso, os seis jovens de cabelos desarrumados e estilo despojado abriram o show com a canção Nantes, do último disco da banda, Flying Club Cup. (Assista o vídeo abaixo).

A música Elephant Gun, que ficou bastante conhecida como tema da microssérie Capitu, da Rede Globo, foi a quarta canção. Os trompetes e o vocal melódico de Condon não animaram tanto como na vez de Postcards from Italy.

Pequena Orquestra

Bateria, baixo, violoncelo, acordeão, trumpete e outros instrumentos de nomes estranhos como glockenspiel, da família do xilofone, eram revezados de acordo com cada música. A essência musical da banda de Zach Condon se fez no contato do líder com influências da música cigana e folclórica da região dos Balcãs e Leste europeu.

Também admirador de Caetano Veloso, e, claro, da caipirinha, destacou seu ukelele (primo do cavaquinho) para uma homenagem aos fãs brasucas, com sua versão de “Aquarela do Brasil”, tocada no primeiro bis. Agradou mais ainda, gritando “Toca Raul!”.

Cantou em francês La Javanese, canção que também já foi interpretada pela cantora Madeleine Peyroux. E para o segundo bis, com as luzes acesas, quando já se imaginava ter acabado o show, a pequena orquestra retornou e encerrou com Siki Siki Baba, cantada na língua romani.

Parte da 16ª edição do festival PercPan (Panorama Percussivo Mundial), o Beirut encerra sua turnê em Recife (PE), no dia 18, no Teatro Guararapes. A entrada custa R$ 40.


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Beirut faz sua festa musical em São Paulo com mais sobriedade