Com a gama de produtos que o mercado oferece, é comum que desde cedo as meninas se interessem por maquiagem. Uma maneira de ficar por dentro das novidades é procurar na internet blogs especializados feitos por mulheres que levaram mais a sério a paixão por maquiagem e fizeram disso, além de um hobby, praticamente uma segunda profissão.

É o caso da recepcionista Claudia Stoco, 21, que criou o blog Beauty em agosto de 2008. “Gosto de maquiagem desde os meus 16 anos, que foi quando eu comecei a comprar coisas como base, corretivo e utilizar muito lápis de olho”, diz. Ela ainda conta que procura sempre deixá-lo atualizado: “Só de final de semana que costumo não postar pois não fico muito na internet”.

Por ser revendedora de produtos Mary Kay, Eliana Grimm, dona do blog Galochas Roxas, recentemente fez o sorteio de uma sombra que tinha no estoque. Essa prática é muito comum nos blogs de beleza: “Normalmente as próprias empresas de cosméticos entram em contato para promover produtos, o que é muito bacana, pois é uma maneira divertida de conhecermos os produtos”, diz Claudia.

Apesar da dedicação, a recepcionista afirma que não ganha dinheiro com o blog: “As parcerias que fiz foram apenas para promoção de produtos, nunca pensei em ganhar dinheiro com isso. Mas acho legal quem recebe, afinal há toda uma dedicação e preparação para fazer os posts, fora que acabo gastando muito com maquiagem pra testar e publicar”. Ela não trabalha na área mas fará a produção da maquiagem do videoclipe de uma banda de sua cidade, Santos.

A autora do Galochas Roxas também não ganha dinheiro com o blog mas atualmente faz um curso de maquiadora. “Por enquanto é hobby, não pretendo largar meu atual emprego pra isso, a não ser que comece a dar algum retorno. Dou aulas de auto-maquiagem e faço maquiagem pra festas, mas por enquanto é free-lance, nas horas vagas”, diz.

E como trata-se de diversão com informação, o importante mesmo é fazer amizade com as outras blogueiras. Para Eliana, essa é a melhor parte. “Assim a gente pode dividir experiências, dicas, fazer trocas de produtos, etc. Já conheci algumas leitoras do blog ao vivo mas a maioria é só contato por e-mail mesmo, até porque muitas não moram em Porto Alegre. Em dezembro eu fui para Floripa num encontro de maquiagem e conheci algumas blogueiras e leitoras, foi muito legal, conversamos sobre tudo, até casamento (risos)”, conclui.

Casos de sucesso: veja meninas que se deram bem com blogs e sites

Sem mais artigos