Um dos grandes objetivos do Brasil para este século é conquistar o posto de uma das principais potências do planeta. Pelo menos no ponto de vista do mercado de internet e celulares o país é consta entre os cinco primeiros colocados. Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Apesar do bom resultado de forma geral, os serviços ainda não estão bem distribuídos em toda a população. Para este caso, o Brasil ficaria bem distante das principais potencias internacionais. Outro ponto negativo é que o país é deficitário na fabricação e exportação de bens de tecnologia. Para se ter uma ideia , as vendas externas brasileiras do setor não chegam a 1% do total das vendas da China para todo o mundo.

Segundo a ONU, o Brasil somou no final do ano passado um total de 150,6 milhões de telefones celulares, sendo que em 2003 esse volume era de 47 milhões de unidades. Dados recentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indicam que esse avanço continua, já que em setembro o país chegou a 166,1 milhões de celulares.

Quando falamos em número absoluto de celulares, a China tem a liderança com 641 milhões de aparelhos no fim de 2008, o que representa mais do que o dobro do registrado em 2003. Já na Índia, existem 346 milhões de unidades. Os Estados Unidos são o terceiro com 270 milhões de celulares, seguidos da Rússia com 187 milhões.

Quando falamos na taxa de penetração do serviço de telefonia móvel, o Brasil cai para a 94ª posição entre os 191 países que constam no levantamento da ONU, com 78 celulares para cada 100 habitantes. De acordo com números recentes da Anatel, essa proporção subiu em setembro deste ano para 86,6 unidades por 100 habitantes. Porém, há casos de países que cada um chega a ter dois celulares em média.

No caso do número de usuários de internet, o Brasil também tem a quinta colocação, com 50 milhões conectados à rede no final de 2008, sendo que este número era de 18 milhões em 2003. Neste quesito, a China também lidera, com 298 milhões de pessoas coma acesso, após registrar 77 milhões em 2003.

Na internet, assim como acontece nos celulares, o Brasil não ocupa uma boa colocação em termos proporcionais à população: 76ª colocação. Em nosso país, apenas 25% dos cidadãos têm acesso à internet. As informações constam na edição desta sexta-feira (23) do jornal O Estado de S. Paulo.


int(1)

Brasil é o 5º país do mundo em internet e celular