A retomada do crédito já pode ser sentida com maior facilidade pelos consumidores. De acordo com levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 67,4% dos brasileiros melhoraram a percepção de compras a prazo.

A Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional) atingiu 162,6 pontos em janeiro, contra 145,2 de dezembro, para as famílias com renda superior a dez salários mínimos. O indicador varia de zero a 200 pontos, sendo que as leituras acima de 100 representam um cenário positivo.

No caso das famílias com renda inferiores a dez mínimos, o índice de compra a prazo chegou a 142,6 pontos no período de pesquisa.

Apesar dos dados positivos no que diz respeito às compras prazo, a satisfação das famílias com o consumo atual ainda é baixo, ficando em 107,3 pontos, mas chega a 104,2 pontos no caso das famílias com até dez mínimos de renda.

A CNC entende que a crise econômica mundial afetou fortemente o consumo e que a recuperação teve início apenas no segundo trimestre do ano passado. Por isso, a entidade explica a baixa satisfação do brasileiro quanto ao seu atual nível de consumo.


int(1)

Brasileiros têm mais facilidade para compras a prazo