A Campus Party, uma das maiores reuniçoes de internautas do mundo, começa hoje sua edição 2009 na cidade de Valencia (Espanha) com mais de seis mil participantes.


 


A 13ª edição da feira é apresentada este ano como “a mais ambiciosa em oferta de conteúdos”. A agenda da Campus Party, que permanecerá aberta até o próximo domingo, tem atividades para todos os gostos: oficinas de astronomia, robótica, demonstração de novos programas de software, modificação personalizada de computadores (modding) ou fotografia digital.


 


Haverá também uma conexão com astrônomos da América Latina, que permitirá à Campus Party descobrir os segredos dos céus da região. Outro projeto, o Robô Coletivo Campus Party, proporá terminar um robô cuja construção foi iniciada na edição da feira no Brasil, em janeiro passado.


 


Segundo o diretor da feira, Miguel Ángel Expósito, a Campus Party transforma Valencia na capital mundial da tecnologia, com a presença de 4.500 jovens participantes que terão um lugar na sala principal – com conexão à internet de 8,5 gigabytes – e outros 1.500 que irão a oficinas e conferências programadas.


 


De fato, enquanto os participantes montam seus próprios equipamentos, as empresas patrocinadoras – Telefónica, Microsoft, BBVA, Nokia e Ubisoft, entre outras – ultimam seus programas de conteúdos para uma Campus Party em que exibirão suas últimas criações e tentarão captar talento e novas ideias, com algumas ofertas de emprego incluídas.


 


“A perspectiva com que as empresas vêm mudou”, explicou à Agência Efe o coordenador de Inovação da Campus, Richard Hebert. “Antes viam o ‘campusero’ como um cliente e traziam seus equipamentos comerciais; agora vêem os departamentos de pesquisa e desenvolvimento para interagir e se integrar mais com eles”, completou.


int(1)

Campus Party começa na Espanha com mais de 6 mil presentes