O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) lançou hoje (13) na estação Central do Brasil, a cartilha Casa Segura, em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, que se comemora no próximo domingo (15).

Segundo o gerente da Divisão de Orientação e de Incentivo à Qualidade do Inmetro, Luis Carlos Monteiro, o objetivo da ação é informar o consumidor sobre os produtos de uma casa que levam o selo de identificação do instituto.

“Ou seja, que têm a certificação obrigatória. São produtos que, para estarem no mercado brasileiro, têm que ter passado por um conjunto de testes, de ensaios, que indique que eles estão de acordo com as normas e regulamentos nas questões ligadas à segurança”. Com 34 páginas, o livreto é distribuído gratuitamente

A cartilha orienta também sobre o uso, a compra e a manutenção dos produtos, como eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e demais utensílios utilizados no dia-a-dia, nas casas dos consumidores. O evento contou com a participação de representantes do Procon e da Defensoria Pública, parceiros do Inmetro nessa ação.

Na próxima segunda-feira (16), o Inmetro distribuirá a cartilha na estação de metrô do Alto Ipiranga, em São Paulo e, no dia 17, na Praça do Ferreira, em Fortaleza.

A meta inicial era distribuir 12 mil cartilhas em todo o país, mas Monteiro disse que a receptividade encontrada na Central do Brasil foi tanta no lançamento que mostrou a necessidade de ampliação da tiragem. Segundo ele, as maiores dúvidas dos consumidores se referiram à melhor utilização da panela de pressão e das válvulas e mangueiras dos botijões de gás.

A cartilha também pode ser acessada no site do Inmetro. Informações sobre o material também podem ser obtidas na ouvidoria do instituto pelo telefone gratuito0800 285 1818.

Sem mais artigos