Um casal de águias derrubou a energia de toda uma cidade no Maine, norte dos Estados Unidos. As aves construíram seu ninho em cima de um poste e na última quarta-feira derrubaram um dos gravetos nos fios, causando o blackout em Brunswick.

Os 6 mil clientes da Companhia Central de Energia do Maine (CMP) ficaram sem luz das 11 às 12:30. O acidente na construção do ninho desligou o sistema de distribuição de energia, explicou a porta-voz da CMP, Gail Rice, ao Maine Sunday Telegram.

As águias são reincidentes, comenta Gail. “Essa é a época que eles voltam todos os anos. Quando a caba temporada de reprodução a gente limpa o poste e joga o ninho velho fora. Mas têm sido uma batalha impedir que eles reconstruam”.

Casal de águias em seu ninho. Isso sim é arquitetura! (Foto: Reprodução/Kiroastro.com)

Casal de águias em seu ninho. Isso sim é arquitetura! (Foto: Reprodução/Kiroastro.com)

Os pássaros não gostam de ser perturbados. “Nosso pessoal tenta tirar alguns galhos para impedir que eles estabeleçam os ninhos e as águias literalmente avançam sobre eles”, conta ela. Em alguns pontos mais sensíveis são colocados canos de plástico e plataformas para que não haja risco de novos apagões.

Sem mais artigos